Caíde de Rei
   
Página Inicial Contactos  
     
  E-Mail Login
Actualize os dados da sua Freguesia
AINDA NÃO TEM SITE?
Escolha aqui a melhor solução
LINKS
Links Uteis
FARMÁCIAS
Farmácias de Serviço
HOME | PORTUGAL » Porto » Lousada » Caíde de Rei
MAPA GOOGLE
Mapa das Estradas
Reorganização administrativa do território (Lei n.º 22/2012, de 30 de maio)
Freguesia: Caíde de Rei

A Freguesia Caíde de Rei não sofreu alterações


CONTACTOS
 
Morada Praça de S. Pedro nº1
Cód. Postal 4620-073 Caíde de Rei
Telefone 255 821 644 / 968 559 425 (Chamada rede nacional)
Fax (não disponível)
Email jfcaidederei@gmail.com
Site www.jf-caidederei.pt/

   
ÁREA GEOGRÁFICA(km2) 6

EXECUTIVO DA JUNTA
 
Presidente
Luís Daniel Fernandes Peixoto
Secretário
Ana Paula Vieira Moreira
Tesoureiro
Carlos Manuel Cunha Moreira
 
 

 
ASSEMBLEIA DA FREGUESIA
 
Presidente
José Moreira Queirós
Secretário
Maria de La Salette Carvalho M. F. Miranda
Secretário
Diana Rosa Oliveira Magalhães
 
 
Restantes Elementos
Rúben Edgar Sousa Leite (PPD/PSD.CDS-PP)
Cláudio Samuel Pinto Gonçalves Silva (PPD/PSD.CDS-PP)

Adão António Moreira (PS)
António Jorge Teixeira Santos Moreira (PS)
Sofia Elvira Alves Ferreira Teixeira (PS)
Hélder José Sousa Magalhães (PS)
 

DESCRIÇÃO DA FREGUESIA
 
Caíde de Rei localiza-se no concelho de Lousada, a cerca de 10 quilómetros da sede, no distrito do Porto; o seu orago é S. Pedro, celebrado anualmente no mês de Junho.
A região onde se insere a freguesia é arqueológica e toponimicamente bem documentada, existindo desde vestígios materiais de povos pré-históricos, fortificados castrejos e edificações dolménicas, a topónimos que indicam a ancianidade desta povoação; são exemplos claros, para além do topónimo principal: "Povoense", "Laje" e "Mouro". Foram descobertos alicerces de construções romanas, sepulturas com vasos em cerâmica e ao lado destas, sepulturas cristãs cavadas na pedra. O monte do Castro, no lugar da Boavista, com a sua configuração defensiva, numa cumeeira vigilante e dominadora, é também indicativo dessas ocupações antiquíssimas; embora esta fixação humana não fosse permanente, manteve-se o tempo suficiente para que a povoação não se extinguisse.
Uma lenda local relaciona o topónimo "Caíde de Rei", com o facto de no sítio onde viria a ser construída a Casa da Quintã (actualmente parte integrante do património cultural e edificado), o rei ter caído do seu cavalo. Outra versão popular aponta para a existência, no local, de uma povoação sarracena, aquando do domínio árabe, perdurando ainda o lugar de Mouro. Caíde não deveria ser senão uma outra forma de dizer "Kaid', palavra árabe para chefe, ou alcaide; esta é talvez a que melhor harmoniza a tradição popular com algum fundamento histórico. "Caíde" surge também em alguns dicionários de toponímia como uma variante do baixo-latim" Villa Cagildi", "a quinta de Cagildo".
Administrativamente, Caíde de Rei pertenceu ao concelho de Santa Cruz de Riba-Tâmega, extinto em 24 de Outubro de 1855.
No património edificado na freguesia destacam-se a Igreja Paroquial, o pelourinho, e o obelisco; impõem-se também alguns solares, que atestam a preferência de famílias nobres por esta região: a já referida Casa da Quintã, do século XVIII e que foi durante muitos anos popularmente denominada de "Casa de Caíde", sendo ainda hoje os descendentes dos que lá moraram, conhecidos como "os de Caíde"; e a Casa de Vila Verde, mandada construir pelos Afonsos de Sousa, no século XVI e que foi reconstruída e aumentada no século XVIII.
Banhada pelo rio Sousa, esta freguesia tem como base da sua economia a agricultura, com produções de todos os géneros agrícolas, como o milho, o trigo, o feijão, a batata e o vinho; porém, actualmente o seu interesse está voltado notoriamente para a indústria, nomeadamente, a têxtil, a de construção civil e a de metalurgia.
 
 
Home | Soluções | Mapa Google | Login | Link Úteis | Publicidade | Contactos
freguesias.pt © 2005/2020 Todos os direitos reservados | Avisos Legais | Declaração de Privacidade