Vila Seca
A referência mais antiga que conhecemos desta povoação data do princípio do séc. XIII, e diz respeito ao ano de 1307. Já então Vila Seca possuía cinco agricultores que pagavam o dízimo de quatro moios de pão que cultivavam à Igreja Paroquial de S. Miguel de Torres Vedras. Pensamos que o facto de Vila Seca estar ligada à indústria da moagem, como principal actividade económica, através dos seus moinhos de vento, explica o facto de existirem tão poucos agricultores em comparação com outros lugares seus vizinhos e contemporâneos.
Um outro marco histórico bem datado, de Vila Seca é a sua Ermida de Santa Luzia, edificada segundo uma lápide escrita em português medievo e colocada por cima da porta principal que diz assim:
"ESTA ERMIDA FEZ AQUI ÁLAVARO PIRES PÉGUAS POR SUA DEVOÇÃO E COM A AJUDA DAS ESMOLAS DOS FIÉIS CRISTÃOS - 1614".
Presentemente Santa Luzia, advogada das doenças da vista, jovem cristã martirizada no tempo do Imperador romano Maximiano no ano de 304 da nossa Era, continua a ser venerada na sua Ermida como há 383 anos atrás.
Outros lugares: Eiras da Palma, Aldeia Grande, Sestearia, Póvoa, Valentina, Ermegeira, Loubagueira, Ereira, Vila Seca, Folgarosa e Casais de Santo António.
Voltar à Pagina de Caracterização da Freguesia de Maxial
|