O Museu Militar de Coimbra tem exposto o material que, ao longo dos tempos, foi utilizado pelo exército português. Seis salas dão a conhecer a história militar de Portugal.
A I Guerra Mundial. 252 postais de uniformes de militares dos séculos XVII a XIX. Fotografias de painéis de azulejos antigos e de vitrais. Uma carroça de transportes de munições. Uma exposição temática sobre trincheiras. Estes são apenas alguns dos temas que o Museu Militar de Coimbra aborda nas seis salas que o compõem e que dão a conhecer um pouco mais da história militar portuguesa.
Inaugurado a 6 de Dezembro de 1985, o Museu Militar de Coimbra está instalado numa dependência anexa do Convento de Santa Clara-a-Nova, um edifício histórico do século XVII. Inicialmente, teve uma missão circunscrita à exposição do património da região militar Centro. Mas como esta acabaria por ser extinta e, entretanto, com a reunião de valiosas peças de natureza diversificada, o museu foi aumentando e ganhando importância, tendo agora, no seu acervo, peças de várias origens.
Composto por seis salas de exposições e um pátio exterior para material pesado, o Museu Militar de Coimbra pretende ser um repositório do material que, ao longo dos anos, foi utilizado pelo exército português. Para além da exposição permanente que alberga, o museu é também espaço de exposições temáticas. Actualmente tem duas exposições itenerantes que estão emprestadas à escola e subordinadas ao tema da I Guerra Mundial e D. Pedro.
Batalhas,guerras e históriasNo museu, podem ser vistas peças que ilustram as batalhas, guerras e histórias portuguesas. Por partes: a sala 1 acolhe morteiros de diversos calibres, uma colecção de 252 postais de uniformes de militares dos séculos XVII a XIX, fotografias de painéis de azulejos antigos e de vitrais e uma carroça de transportes de munições. Ali, pode–se também apreciar uma exposição temática: as trincheiras.
Galhardetes e guiões de várias unidades militares, emblemas de peito, medalhas e placas comemorativas, uma colecção de munições, espadas e capacetes, carabinas e espingardas, pistolas e metralhadoras, miniaturas de heróis do ultramar em Coimbra, que foi oferecida ao museu pelo escultor Cabral Antunes, armas do início do século XIX, quadros com os reis e presidentes de Portugal e o conjunto de bandeira de Portugal, desde 1143 até 2006, decoram a sala 2 do museu. Na sala 3 do Museu Militar de Coimbra, podem ser vistas metralhadoras ligeiras e pesadas, artigos de fardamento e objectos militares representativos que são oferecidos à instituição.
A sala 4 dá lugar a vários detectores de minas, goniómetros (instrumento usado na medição de ângulos), telémetros, telescópios, preditor de tiro e um computador auxiliar de artilharia antiaérea. Nesta sala, os visitantes podem também partilhar a experiência de saber como qual é a sensação de ver por um telescópio que era utilizado nas guerras.
Na sala 5 são–nos apresentado lança granadas–foguetes, canhões sem recuo e outras armas anti–carro.
Pode ver–se ainda, já na sala 6, uma colecção de quadros alusivos à I Guerra Mundial, material de intendência, material sanitário, material de sapadores e material de transmissões, equipamentos de combate, sabres e baionetas e uma colecção de quadros auxiliares de instrução pintados em 1904 por um oficial do exército.
No pátio exterior está exposto material pesado referente à I e II guerra mundiais como: carros de combate; auto metralhadoras; peças de artilharia antiaérea e de campanha; a cozinha de campanha; projector de artilharia antiaérea e de costas e viaturas antigas