No próximo dia 24 de Setembro decorre em Albufeira uma Sessão de Esclarecimento sobre o Estatuto do Artesão e da Unidade Produtiva Artesanal. A iniciativa que é organizada pelo Município de Albufeira em colaboração com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e o Centro Profissional de Artesanato (CEARTE) está agendada para as 17h30, na sala de reuniões dos Paços do Concelho.
Fernando Gaspar, coordenador do PPART – iniciativa governamental que tem por objetivo valorizar, expandir e renovar as artes e ofícios em Portugal e Luís Rocha, Diretor do CEARTE, são os oradores desta sessão que é dirigida aos artesãos do concelho de Albufeira, representantes do movimento associativo na área do artesanato e entidades públicas ligadas às artes e ofícios.
O Estatuto do Artesão, responsabilidade da Comissão Nacional para a Promoção dos Ofícios e das Microempresas Artesanais, estabelece o enquadramento legal da atividade, indispensável para a dignificação dos artesãos, e define as políticas de descriminação positiva dirigidas ao setor. Permite aceder a apoios e benefícios estatais no âmbito da formação, modernização, investimento e participação em feiras e dá direito à obtenção da carteira profissional – Carta de Artesão e Unidade Produtiva Artesanal. Refira-se que a certificação desta atividade é essencial para o reconhecimento dos profissionais das artes e ofícios, a obtenção das regalias inerentes ao estatuto, possibilita uma maior competitividade ao nível do mercado de trabalho e projeção a nível nacional e internacional.
Os interessados podem obter mais informações em www.albufeira.pt ou através do telefone 289 598 808.
As participação é gratuita, devendo ser enviadas as inscrições através do e-mail: age@cm-albufeira.pt.
