Decorreu uma vez mais, no Domingo 10 de Novembro de 2013, a tradicional Festa em Honra de São Martinho, padroeiro de Ranhados.
Logo pela manhã, iniciou-se a Feira de ano, cujas origens são das mais antigas de Portugal, pois remontam ao ano de 1299, no Reinado de Dom Dinis. Hoje mais modesta do que noutros tempos, em que era o centro da vida comercial da região em que se insere, ainda assim, teimosamente, persiste e graças à dedicação dos feirantes que a animam. Devolver-lhe dinamismo, garantindo o seu continuar, é um dos objectivos da nova equipa autárquica, recentemente empossada.
Como manda a Tradição, os festejos iniciaram-se com a Missa Dominical, seguida de procissão, pelas ruas da povoação de Ranhados, com a imagem do padroeiro. Bonita e sentida cerimónia em que a Fé dos crentes se reafirma, confirmando a Fé na Igreja e a devoção a São Martinho.
Seguiu-se um concorrido almoço convívio, com a participação de todos os habitantes, na principal praça da Povoação.
A tarde foi de animação; para além do convívio, foi abrilhantada pelas danças e cânticos do Grupo Folclórico do Poço do Canto – bonita freguesia Duriense, limítrofe de Ranhados.
Seguiram-se as concertinas do Grupo [Clave de Sol); animado e entusiástico grupo de músicos que galvanizaram muitos dos presentes noite dentro, aconchegados por um belo caldo verde, jeropiga, castanhas e o calor da imprescindível fogueira.
Este bonito dia de Festa foi possível graças à estreita colaboração entre a junta e o Sr. Padre Filipe, pároco de Ranhados; Incentivados por este estímulo, foi grande a adesão de todos os paroquianos e dos habitantes da freguesia, bem como de outros visitantes.