.:: Junta de Freguesia de Altares ::.
Quinta-Feira, 25.4.2024

Bombeiros dos Altares

Com a evolução e o crescimento económico - social da Ilha Terceira, também os acidentes cresceram em número e grau de gravidade.A zona norte desta Ilha encontrava-se desprotegida desses perigos, sendo necessários cerca de 20 a 30 minutos para o serviço de saúde desta associação fazer-se chegar aos acidentes ou doentes. No combate a incêndios em habitações ou matas, os carros da chamada" primeira intervenção" levavam cerca de 30 minutos ou mais para atingir o local do sinistro.

Com base nisto, no ano de 1990 um grupo de Altarenses, sob a coordenação do Presidente da Junta de Freguesia de então, lança a ideia de se construir naquela freguesia uma Secção Destacada dos Bombeiros Voluntários de Angra do Heroísmo, desde logo aceite por parte do seu Comando e da sua Direcção.

Iniciam-se então os primeiros contactos com vista à aquisição de um espaço para a construção do Quartel. Compra-se uma moradia, constrói-se um barracão com poucas condições que nos primeiros anos de existência desta Secção serve de local de permanência para os Bombeiros.

Surge a primeira recruta e a vontade dos Altarenses de montarem a sua Secção, incentivados nessa altura pelos fundadores daquele Quartel, dedicando horas do seu justo descanso no melhoramento daquelas instalações.

No ano de 2000 e com o apoio do Governo Regional dá-se inicio à construção do Quartel que é sem dúvida uma referência não só para a população dos Altares, mas também para os habitantes da costa norte da Ilha Terceira desde a Serreta até às Quatro Ribeiras.

No mês de Setembro de 2008 foram efectuadas obras de ampliação e remodelação do Quartel, com a ampliação da parada, a construção de uma sala de formação e a inauguração de um espaço TIC destinado a servir toda a população e permitir-lhes o acesso às novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Com uma média de 17 utentes de utilização diária, e com um total de 1453 inscritos, neste mesmo ano. Foi também ministrada uma acção de formação estruturada com a duração de 40 horas.

Neste momento a secção destacada dos Altares dos Bombeiros voluntários de Angra tem um efectivo de 27 bombeiros, que são apoiados por 2 viaturas de combate a incêndios, uma Ambulância de socorro, e uma viatura e Transporte de pessoal.

FESTAS DE NOSSA SENHORA DE LOURDES DOS ALTARES 2010
PROGRAMA: