Terça-Feira, 03.8.2021

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA
No âmbito da Comemoração do Dia Mundial da Criança, a CPCJ da Murtosa, em articulação com o Agrupamento de Escolas da Murtosa, realiza uma atividade, denominada “Caixa das Emoções”, que se inicia no dia 01 de junho e se desenvolverá durante este mês.

Esta iniciativa, realizada em parceria com o projeto CLDS 4G- Murtosa em Rede e com o apoio do Município da Murtosa, está direcionada aos alunos do 2º e 3º ciclos de escolaridade, sendo que as turmas do pré-Escolar e 1º ciclo terão atividades presenciais a desenvolver no dia 1 e 2 de junho pelo referido projeto. Ambas as iniciativas têm com objetivo a promoção de uma cultura de direitos e deveres junto dos mais jovens.

A atividade “Caixa das Emoções” começa com a visualização de pequenos filmes temáticos que serão alvo de uma reflexão em cada uma das turmas, sendo os alunos, depois, convidados a exprimir, de forma escrita ou desenhada, uma emoção individual sentida. Cada uma destas expressões será colocada, pelos alunos, numa caixa devidamente identificada no espaço escolar (PAMF e EBI1 da Torreira), à qual se deu o nome de: Caixa das Emoções.

No final do mês de junho todas as emoções “silenciadas” serão “libertadas” através de um gesto simbólico, que pretende levar-nos a refletir sobre a importância de saber gerir as emoções e de que forma muitas destas emoções podem ser alertas para a criação de mecanismos de prevenção, com vista a garantir um futuro mais seguro, mais feliz e mais promissor para as nossas crianças e jovens, tendo sempre como norte, o seu superior interesse.

Esta atividade, singela mas plena de significado, tem, assim, como propósito essencial, refletir sobre as emoções, pois a qualidade das nossas emoções dita a qualidade das nossas vidas.

No Dia Mundial da Criança, que são todos os dias do ano, tenhamos presente a defesa e concretização dos seus direitos, de forma a tornar as nossas crianças e jovens o foco do Nosso Objetivo Maior: Que sejam felizes… Que tenham Amor!

Informação extraída da página do Município da Murtosa
Dia da Freguesia do Bunheiro - domingo 8 agosto