Em 1880 a junta Paroquial de Vilar de Nantes faz uma representação a sua majestade o rei D.Carlos I, a pedir a criação de uma Escola do Ensino Primário para o sexo masculino. Em 1926 é apresentado o projecto tipo XXV, nº46, de autoria de Eugénio Correia. Na década de 1930 inicia-se a construção da Escola, integralmente financiada pelo benemérito José Gomes, natural da freguesia e que fizera fortuna no Brasil, acção mecenática que lhe é reconhecida pela Câmara Municipal em acta de 11 de Outubro de 1935 e posteriormente pelo povo em 19 de Março de 1955 com a colocação de uma placa em mármore na torre da escola onde está inscrito “ Homenagem do Povo de Vilar ao seu Benemérito Conterrâneo José Gomes / 19-3-1955”
Torre sineira, que possui também um belíssimo relógio que tem a inscrição de Miguel Marques/Albergaria-a-Velha. Em 1978 é construída ao lado desta, uma nova escola com mais três salas e que viria a ditar o fecho desta. A título de curiosidade o orçamento para a construção da escola (antiga) rondou os 19.000$00.
Recentemente, ainda não concluído, a autarquia construiu encostado a esta escola um anexo destinado a museu de louça preta. Embora a ideia da construção deste museu seja feliz, já não o é tanto a sua localização e entretanto a velha escola continua abandonada e degradada. Esperemos-lhes melhores dias!