 |
 |
CONTACTOS |
|
|
Morada |
Rua do Casal Novo, Nº 3, Outeiro da Várzea |
Cód. Postal |
2005 - 016 Várzea Str |
Telefone |
243 469 080; 243 469 758 |
|
|
|
|
DESCRIÇÃO DA FREGUESIA |
|
Nesta freguesia, cujo desenvolvimento se acentuou durante o reinado de D. Luís, aquando da construção da estrada nacional que liga a Ribeira de Santarém à vila da Batalha, existiu um vínculo concedido a Fernão Rodrigues Mendo pelo rei D. Afonso V., em 12 de Maio de 1442.
Inicialmente a sede da freguesia estava localizada nos Casais de S. Brás, onde se situa a igreja matriz, profanada em 1810 pelos franceses que ainda destruiram todos os documentos ali guardados, alguns dos quais de grande valor para o conhecimento do passado da terra.
A data de construção do templo é desconhecida mas crê-se que ele seja, pelo menos, quinhentista, posteriormente alterado por sucessivas reconstruções, uma das quais em 1697, data gravada no portal. A pia de água benta foi construída em 1553 e o púlpito, de pilares canelados, no ano de 1673. A nave é coberta por um tecto de abóbada de berço, tem um altar no topo e dois laterais. |
|
|
 |
|
 |
|