Grupo Desportivo e Cultural "Os Galitos da Várzea"
Grupo Desportivo e Cultural de PeroFilho
Sociedade de Recreio e Educativa da Romeira
Historial
"Chamavam-lhe a (Sociedade) e, sabemos que foi fundada nos anos dez. Ao consultar uma publicação do jornal "República", julgamos poder atribuir-lhe o ano 1914 como data do seu início sob o nome de (Sociedade Recreativa e Beneficiência). Lá se faziam bailes e teatro. Não se lhe conhecem motivações políticas como razão de existir. Era o único meio de distracção das gentes locais. pessoas de vida frugal e gostos simples, na sua maior parte, pequenos agricultores independentes. Esta agremiação, muito oculta a memória local, findou não sabemos quando nem porquê.
Em Outubro de 1932, são dados os primeiros passos para a criação da Sociedade de Recreio e Educativa da Romeira, sendo os Estatutos aprovados oficialmente em 04 de Janeiro de 1933, notando-se uma alteração de nomenclatura de (Beneficiência) para Educativa. Assim, tem continuado até aos dias de hoje, desenvolvendo actividades Desportivas, Culturais e Recreativas, sendo uma das colectividades mais antigas no Concelho de Santarém. O seu prestígio e mérito são reconhecidos a nível local e regional."
Rancho Folclórico de Sto António da Várzea
Rancho Folclorico da S. R. E. Romeira
O Rancho Folclórico da Romeira surge em 1960, após um festejo carnavalesco, aliás, como aconteceu com a grande parte dos ranchos folclóricos da nossa região. Um grupo de pessoas, das quais faziam parte José da Silva, José Sardinha Monsanto, Maria Amélia Soares Nogueira da Silva e Manuel Gomes da Silva, dirigiram-se às pessoas mais idosas da freguesia, recolhendo cantigas, danças e trajes que haviam de servir nos primeiros tempos de existência do Rancho.
Clube de Caçadores da Romeira
Clube de Caçadores de Vilgateira
Clube de Caçadores de Pêrofilho