|
Festa em Honra do nosso Padroeiro São Domingos.
É a melhor festa do concelho de Armamar, onde toda a gente se congrega para receber o seu Patrono S. Domingos no dia 3 de Agosto. Pela manhã a grande Feira Franca, e de tarde chegada do Padroeiro onde pode assistir à grande partida de fogo em sua Honra, que dura à volta de 30 minutos, seguido de sermão e procissão pelas ruas principais da Vila. Há noite a tradicional Marcha Luminosa. No dia 4, o ponto mais alto é a majestosa procissão com dezenas de figuras biblicas e cerca de 14 andores. Outro dos pontos altos deste dia é a chamada " Marcha dos Ramalhos". É um momento impressionante; é ver para crer. Dia 5, é o adeus do Padroeiro, com procissão, até ao Monte de S. Domingos, com missa e nomeação dos novos mordomos para o ano seguinte.
Aniversário dos Bombos
Tem lugar a 18 de Maio, em Fontelo
Festa da Ascensão
Tem lugar na 6ª semana após a Páscoa - Monte de S. Domingos Festa que se destina à bênção das culturas, com muito trabalho das gentes de Fontelo. Nesse dia, a população reúne-se á volta do cruzeiro no monte de S. Domingos, e em procissão à volta do capela, reza e pede a Deus que o ano seja fértil e abundante.
Festa do Espírito Santo
Realiza-se na 7ª semana após a Páscoa, no Monte de S. Domingos É uma festa religiosa com gente vinda de vários pontos da região, para cumprimento das suas promessas a S. Domingos. Neste dia, no alto do monte é costume a venda do bom queijo, doce da Teixeira, cavacas, assim como o bom presunto e uma mini feira de vários artigos.
Festa do Dia da Paróquia
Realiza-se a 25 de Junho, em Fontelo
Aniversário da passagem a Vila
Comemora-se no dia 1 de Novembro, em Fontelo
O Dia dos Bombos (Grupo Recreativo os Bombos de Fontelo)
Todos os anos é comemorado o seu aniversário, que além de Missa Campal, tem sempre uma parte cultural muito digna, que se prolonga durante o dia. É um grupo constituído por 60 elementos, que tem prestado serviço em várias freguesias, onde tem dignificado o nome de Fontelo, pelas suas atuações.
FEIRAS
Feira Franca
Realiza-se no dia 3 de Agosto A feira remota das gentes antigas desta terra. É uma tradição digna de louvor. Realizava-se na Avenida Ribeiro de Almeida, principal rua da freguesia. Por motivos da grandeza das nossas festas, foi criado pela Junta de Freguesia um belíssimo parque automóvel, que nesse dia da feira é utilizado pelos feirantes que nos visitam, para expor os seus artigos, todo o dia 3 de Agosto. São muitas pessoas que a visitam e nela fazem os seus negócios.
Feira do Espírito Santo
Tem lugar na 7ª semana após a Páscoa. |
|
|
|