O projeto “Campo Seguro”, iniciativa do Ministério da Administração Interna (MAI), tem como objetivo responder com eficácia à criminalidade nas zonas rurais.
Este projeto permitirá estabelecer um sistema de deteção de furtos em zonas rurais, através de um dispositivo de georeferenciação, que será colocado em locais onde há um maior risco, nomeadamente em campos e maquinaria agrícolas, armazéns e instalações elétricas. Equipamentos como alfaias agrícolas ou postes de eletricidade poderão passar a estar munidos deste dispositivo que, em caso de furto, emitirá um sinal, capaz de ser detetado em tempo real nas salas de situação das forças de segurança. Estas poderão transmitir a informação com as coordenadas exatas às patrulhas, que passarão a dispor de veículos com GPS, podendo intervir de imediato.
Com o objetivo de divulgar esta iniciativa, A DRAPCentro e a GNR promovem uma sessão de esclarecimento e informação para todos os agricultores interessados, no próximo dia 28 de Fevereiro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, pelas 14h30.
A DRAPCentro está disponível para a organização de posteriores sessões de sensibilização, noutros locais, se um número considerado suficiente de interessados tal justifique.
Assim, os interessados, deverão contatar a DRAPCentro através do e-mail nirp@drapc.min-agricultura.pt ou as respetivas delegações regionais até ao dia 8 de Março do presente ano.
Porque o furto de metais não preciosos aumentou consideravelmente nos últimos anos, a GNR produziu um desdobrável, com conselhos aos agricultores no sentido de se precaverem do risco de assaltos. Para consultar o desdobrável clique aqui.