Desvendar a história da nossa terra é sempre um desafio.
Conhecer o passado e preservar na memória colectiva os tempos idos, confere-nos uma ligação intrínseca a épocas memoriáveis, bem como aos nossos antepassados, que vivenciaram as alterações que o “Foral Novo” de D. Manuel patenteou.
Saliente-se que a reforma levada a cabo por D. Manuel, a partir de 1496, visou actualizar os forais medievais, que no caso de Arraiolos havia sido obra de D. Dinis, em 1290, pois que à carta de aforamento do “Reguengo de Vide a quarenta povoadores” assim se refere o novel foral.
Nas cortes “principiadas em Évora em 1481 e terminadas em Viana d'apar de Alvito, em 1482, os representantes concelhios acusavam os alcaides-mores de, além de serem perfeitamente dispensáveis os seus préstimos, abusarem da autoridade que o Rei neles delegara...” o que veio a contribuir para a revisão dos forais, que posteriormente se verificou.
A decisão desta reforma, já alvitrada pelos monarcas que antecederam no trono D. Manuel, veio a ser decidida em 1495 nas cortes de Montemor-o-Novo, sendo que por carta régia de 22 de Novembro de 1497 foi ordenado reexaminar todos os forais do reino para “tornallos a tall forma e estilo que se posam bem entender e compor”.
Nas terras do reino e bem assim na Vila de Arraiolos, tiveram lugar inquirições.
Por aqui se fizeram as mesmas, “dentro da fortaleza da vila a 7 de Outubro de 1509, na presença de Fernão de Pina, da comissão de reforma dos forais” e dessa reunião foi lavrada a respectiva acta.
Após a régia concessão, o foral agora evocado foi apresentado em Arraiolos, “na Câmara da Vila por Álvaro Fragoso, cavaleiro da casa do rei e seu contador.” Assistiram à cerimónia os dois juízes, os três vereadores, o procurador do Concelho, o alcaíde-mor Henrique Pereira, o almoxarife Mestre Diogo e outros indivíduos da governação “e povo da dita vila”.
Levado a bom termo tal desígnio, D. Manuel outorgou o Foral de Arraiolos a 29 de Março de 1511, acontecimento que passados cinco séculos assinalamos com o seguinte programa:
29 de Março de 2011
18:00 horas – Paços do Concelho
- Exposição - “Arraiolos da criação do concelho ao Foral Manuelino”
- “Ars Antíqua Ensemble” - momentos musicais
- Conferência - “ Oforal de Arraiolos no contexto da reforma dos Forais e da Construção do estado Moderno” Dr. Jorge Fonseca
21:00 horas – Cine-Teatro Arraiolos
- Grupo Coral Sénior de Arraiolos
- Classe Hip Hop de Santana do Campo - “NRG”
- Escola de Dança da Casa das Artes - Arraiolos