Com a colaboração da Câmara Municipal de Arraiolos está patente de 8 a 25 de Novembro na Biblioteca Municipal a exposição “Caminhos da Água na Freguesia de Arraiolos” - desenhos de Daniel Freixa – objectos etnográficos.
A exposição é resultado duma investigação etnográfica subordinada ao tema «Fontes e Fontanários na Freguesia de Arraiolos», no âmbito de um estágio profissional realizado com a Associação Social Unidos de Santana do Campo e de um protocolo com a Junta de Freguesia de Arraiolos.
Um dos objectivos do protocolo foi fazer um inventário destes patrimónios hidráulicos e analisar a viabilidade para um projecto assente no conceito de ecoturismo.
A Freguesia de Arraiolos pretende que o património hidráulico ainda existentes possa ser objecto “...de beneficiação ao ser preservado no sentido da activação museológica de lugares, portanto, configurados para estarem expostos e acessíveis ao público, para assim serem lugares visitáveis, protegendo memórias, saberes tradicionais, significados culturais, os lugares, a biodiversidade e fomentando assim possibilidades para actividades turísticas.
Nas noções de ecoturismo, é importante realçar a responsabilidade inerente a este conceito. Fazer passeios pedestres pelo campo e pelas localidades envolve vários cuidados a ter em consideração, especialmente não perturbar os ritmos nem sociais nem físicos, bem como não deixar lixos durante os passeios, são algumas das implicações do ecoturismo em que portanto é colocada ênfase no respeito.»
A exposição pode ser visitada das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00 horas, de segunda a sexta-feira.