Aponta-se como fundador da capela um clérigo desta vila, chamado João da Costa, mas não se sabe quando a mandou erguer. Apenas se sabe que o atual templo foi edificado sobre um outro mais antigo, provavelmente do Séc. XVIII, anterior a 1758. Enquanto este teria as ''portas viradas ao Zêzere", o atual tem a fachada principal orientada no sentido norte-sul.
Ao certo apenas se sabe o que consta da sua frontaria, em que uma inscrição estabelece que a "Capela de Nossa Senhora da Confiança (foi) mandada erigir no Ano de 1902 pela Família Conceição e Silva" sendo a sua padroeira alvo de uma grande devoção popular que atrai gentes de muito longe.
A capela dispõe de três altares, tidos como "de um grande valor pela sua talha muito antiga", onde exibe um Cristo Crucificado e a imagem em madeira da santa padroeira - mui bem paramentada sobre uma estrutura em formato de "roca".
A festa da Senhora da Confiança realiza-se a 8 de Setembro, dia da sua natividade, e é das maiores romarias destes sítios, com grande afluência de peregrinos, que a ela se deslocam tanto por motivos religiosos como por causa dos folguedos.
Em tempos recuados, e como era vulgar em outros eventos do mesmo tipo, há notícia de que estas terminavam quase sempre por grandes desordens. O mesmo não sucede nos pacíficos dias de hoje, revelando-se os seus festejos como dos mais atrativos da região, atendendo à deslumbrante vista que daí se pode observar e às agradáveis condições localmente instaladas em apoio do convívio ao ar livre, do repasto e lazer entre família e gente amiga.