Vila Nova da Baronia possui no seu centro histórico um património edificado significativo, que se traduz não só num conjunto de igrejas erguidas nos sécs. XVI-XVII, onde destacamos a imponência da Igreja Matriz, (IIP) o colorido policromado dos azulejos seiscentistas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição (IIP) e os restos do magnífico revestimento fresquista da Igreja da Misericórdia, mas também em alguns apontamentos arquitectónicos que podemos descobrir ao percorrer as ruas da Vila.
De igual valor o conjunto de ermidas que circundam o povoado: Sant'Águeda, S. Pedro e St.º António.
Ao percorrer a Vila podemos observar um grupo, pequeno mas de elevada beleza, de portais manuelinos, semelhantes na traça, divergindo apenas na decoração aplicada.
Seguindo a tradição religiosa, encontramos em Vila Nova da Baronia trê Passos, onde se apresentam as estações da via sacra durante a procissão dos Passos do Senhor.
Tendo sido sede de concelho, Vila Nova da Baronia possui no Largo General Teófilo da Trindade os antigos Paços do Concelho. Outro elemento que lembra essa autonomia administrativa é o Pelourinho, também do estilo Manuelino, que centra hoje a Praça da República.
Tudo isto inserido num casario que mostra ainda alguns exemplares de cariz popular, de fachadas simples ornamentadas com chaminés de ressalto.