A colocação de cruzes ao longo dos caminhos, estradas, encruzilhadas e pontes é quase tão antigo como o próprio cristianismo. Tais monumentos, executados quase sempre em madeira ou pedra, visavam proteger os transeuntes lembrando os Lares Viales romanos.
Com a Contra-Reforma o "culto das almas" ganhou muita importância, pois, não nos podemos esquecer que a Salvação é o elemento que é cada vez mais valorizado depois do "nascimento" do Purgatório na Idade Média.
A partir do século XVI difundiu-se o costume de "Encomendação das Almas", que hoje se encontra em desuso. Tais práticas tinham nesses pequenos oratórios, à beira das estradas colocados, o centro das orações.
As alminhas colocadas à beira dos caminhos são constituídas pelo oratório, encimado por cruz, por um painel ou retábulo com representação do purgatório e, por vezes, por uma caixa de esmolas.
Em alguns casos o painel contém uma pequena quadra, em jeito popular, que lembra a necessidade de orar por aqueles que já "partiram" e que estão no purgatório, pois um dia será o próprio transeunte a necessitar dessas orações.
Na freguesia de Nelas existem várias alminhas, em granito, colocadas à beira dos caminhos.
A esmagadora maioria foi erigida em meados do século XIX, embora algumas sejam do final do séculoXVIII.