DO NOME DE AlVITO....
Diz-se, e há tanto, tanto tempo que já ninguém sabe quando, que certo dia, na antiga povoação que viria a ser ALVITO, se realizou uma tourada. Talvez no final do Verão. Parece que o boi, o protagonista da nossa história no início ou no final da festa teria fugido!
A população logo em grande alvoroço, vá de procurar o bicho! Aqui vai o bicho, aqui não está o dito, tristes e cansados da busca, já se dizia que o animal estava perdido... Quando , de repente se começou a ouvir grande algazarra. Era um grupo de homens, grintando ALVITRE! ALVITRE! que em correria e vitoriosamente traziam o boi de volta! O animal, assustado, escondera-se numa gruta, onde havia uma grade aranha que muito dificultava a entrada. Aí encontraram ainda um gradioso manancial de água!
Alvíssaras! Alvíssaras! gritavam eles pelo achado do bicho e daqui por "corrupção" teria vindo o nome de Alvito .
A gruta seria o local da nascente da vila, que se localiza junto à torre do castelo, dita da fonte; a aranha e o boi, ladeados por 2 árvores, memória do balcedo que envolvia o lugar, integraram as armas da vila.
Outra versão da lenda em tudo igual só difere na origem do nom que diz provir do nome do boi, que por ser muito branco se chamava Alvito !