Escultura-retrato:
Memorial a Arthur Colley Wellesley, Primeiro Duque de Wellington
Local: Largo da Igreja, em Freineda Material: Granito
Escultor: Albano Martins
Na sequência do «1º Simpósio de Artes de Almeida», foi projectado, para o Largo da Igreja, em Freineda, a escultura-retrato MEMORIAL A ARTHUR COLLEY WELLESLEY, 1º DUQUE DE WELLINGTON.
A cerimónia oficial de implantação da obra, no local para o qual foi projectada e junto à casa onde residiu «Wellington», ocorreu no dia 21 de Setembro de 2008 e contou com a presença de muitos Freinedenses, bem como do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Almeida e do Senhor Arquitecto João Campos (Mestre em Relações Interculturais, Colaborador da Fundação Calouste Gulbenkian, no domínio do Património estrangeiro de origem portuguesa, e, desde 2006, Consultor do Município para a Salvaguarda do Património Histórico e Monumental de Almeida).
MEMORIA DESCRITIVA E JUSTIFICATIVA
«Na história de Almeida evocam-se os Homens que se bateram e defenderam contra os ataques e invasões de outros tempos. Wellington está referenciado pelo seu êxito nos diversos combates que travou em defesa da ordem política Internacional. Enviado a Portugal, derrotou as tropas invasoras de Napoleão e expulsou os franceses do país. (...) A peça de escultura que se propões implantar no Largo da Igreja da aldeia de Freineda é uma homenagem a Arthur Colley Wellesley, 1º Duque de Wellington, pelo trabalho que realizou no nosso País, na sua defesa, e pelo desenvolvimento que fomentou na região nos anos que sucederam à sua passagem.
A escultura-retrato sugere Wellington em pose militar, manifesta-se em visão cúbica da forma humana, agrega a figura ao bloco de granito e propões uma imobilidade tridimensional. A robustez do corpo bem proporcionado do soldado, a matéria bruta e tosca que o acolhe, o traje que se adivinha por entre as marcas verticais de lâminas alinhadas, remete-nos para aspectos fisionómicos gerais de um personagem desprovido de heroísmo que se imortalizará na sua forma.»
In Marujo, P,; Preto, M. ; Almeida, F. e Antero J, Desdobrável Câmara Municipal de Almeida, Setembro 2008. do Município para a Salvaguarda do Património Histórico e Monumental de Almeida).
Actualizado em ( 04-Out-2008 )