.:: União das freguesias de Apúlia e Fão ::.
Sexta-Feira, 17.5.2024

Recenseamento
"FÃO diz NÃO!" em LISBOA
Num movimento único e marcante, mais de 200 mil pessoas estiveram ontem presentes na Grande Manifestação de cariz Cultural, Etnográfico e Associativo, convocada pela ANAFRE.
Freguesias de todos os distritos do país responderam afirmativamente, inclusive gentes dos Açores e Madeira, e apresentaram-se em Lisboa sábado 31 de Março.
Tratou-se de uma grande mostra das tradições, dos valores e do associativismo nacional que se encontra suportado na dinâmica das freguesias.
O objectivo de demonstrar aos governantes do poder central que as Freguesias portuguesas não estão de acordo com a Reorganização Autárquica que nos desejam impor, foi amplamente conseguido.
Uma reforma administrativa não pode ser feita à “marretada” como deseja o senhor ministro Miguel Relvas, mas sim ouvindo as populações, sentindo o seu palpitar, conhecendo a sua história e dando às Assembleias Municipais uma opinião que seja vinculativa.
De Fão saíram dois autocarros com quase oitenta fangueiros portadores de estandartes das Associações e Instituições fangueiras, assim como do estandarte da Vila. Ao longo do percurso entre a Rotunda de Marquês de Pombal e o Rossio os fangueiros, todos vestindo uma camisola negra com a inscrição “Fão diz Não”, cantaram as modinhas fangueiras que bem nos identificam, sempre alinhados pela tarja que abria a representação: “ Fão diz Não, à extinção da freguesia! “
Juntaram-se a nós fangueiros residentes em Lisboa, tais como Prof. Dr Agonia Pereira, seu filho Luís António, o Joaquim Soares, assim como a D. Cândida Lagoela, que assim quiseram dar o contributo a esta causa que é de todos os Fangueiros.
A salientar que das 15 freguesias do concelho de Esposende, apenas três marcaram presença na Grande Manifestação: Fão, Curvos e Rio Tinto!
O executivo da Junta de Freguesia agradece publicamente a todos os fangueiros que se disponibilizaram nesta ida a Lisboa que seguramente fará parte da história das Autarquias Locais Portuguesas.
Praias Apúlia e Fão com Bandeira Azul
Apúlia e Fão na "Evasões"
Apúlia e Fão na
Junta de Freguesia de União das freguesias de Apúlia e Fão © 2010 Todos os Direitos Reservados