.:: União das freguesias de Apúlia e Fão ::.
Quinta-Feira, 02.5.2024

Recenseamento
1º BTT Urbano em Fão
Pela primeira vez aconteceu em Fão uma Prova de BTT e logo inédita do ponto de vista da peculiaridade de um percurso para BTT. Foram cerca de 60 os ciclistas que participaram neste 1º BTT Urbano com 3,5 Km de extensão, repartidos entre vielas e congostas calcetadas, e o leito do rio e a terra batida do estuário do Cávado.
Apesar de a tarde se apresentar invernosa a afluência do púbico foi em bastante número sobretudo nas zonas de maior espectacularidade como a descida na Cangosta dos Godos ou na Rampa de acesso ao Rio na zona da Pedra Alta, ou ainda no próprio leito do rio. O despique em velocidade, na lama, entre os ciclistas e a destreza com que alguns abordavam os obstáculos mais difíceis, sobretudo fazendo “cavalo”, foram motivos mais que óbvios para que o público ficasse agradado pelas cerca de três excelentes horas de divertimento passadas no Centro Histórico de Fão.
Mais de duas dezenas de voluntários orientados e coordenados primorosamente pelos responsáveis da Cooperativa Cultural de Fão elevaram grandemente o nível de controlo, segurança e rigor com que a prova, em sistema de contra-relógio, decorreu.
A Junta de Freguesia de Fão nas pessoas dos membros do executivo, nos seus diligentes funcionários e colaboradores, cuidou de toda logística inerente a uma prova deste género, desde angariação de patrocinadores, passando pela necessidade de correcta sinalização e segurança do percurso – por sinal bastante elogiadas pelos concorrentes -.
O Professor Luís Campos foi um dos ciclistas a participar na prova e merece aqui o destaque como padrinho da mesma. Foi na sequência de um seu artigo no Jornal de Esposende, há cerca de 2 anos, em que referia o bonito que seria uma prova de bicicletas a descer a Cangosta dos Godos, que o actual executivo se comprometeu a realizar a mesma caso um dia a oportunidade surgisse.
Esta primeira edição foi a prova de fogo e toda a organização passou com distinção, daqui em diante o BTT Urbano de Fão só terá que crescer e ganhar nome no panorama do BTT em Portugal.
Praias Apúlia e Fão com Bandeira Azul
Apúlia e Fão na "Evasões"
Apúlia e Fão na
Junta de Freguesia de União das freguesias de Apúlia e Fão © 2010 Todos os Direitos Reservados