Biografia de José Roberto Ramos,
Biografia de José Roberto Ramos,
Mentor e a ele se deve, a unificação/geminação dos 2 Alegretes (Português e Brasileiro)!!
José Roberto Cardoso Ramos, nasceu em Alegrete (Estado do Rio Grande do Sul no Brasil) em 16 de Janeiro de 1953, filho de Florindo Ramos e Iara Cardoso Ramos.
Em seu casamento com Rosaura Martins Gomes teve dois filhos: Iuri Gomes Ramos e Igor Ramos.
Frequentou o Ensino Fundamental em Alegrete e foi Acadêmico de Direito pela Ulbra do Brasil, em Canoas.
Jornalista por vocação, levou sua infância em cada passo de sua Jornada. A histórica Alegrete sempre esteve impregnada em sua memória.
Aos 16 anos já trabalhava na Rádio Alegrete. Em 1 de Dezembro de 1973, com 20 anos de idade entrou para a Gazeta de Alegrete - o que lhe valeu o Título, pelo Ministério do Trabalho, de jornalista Profissiona.
Nesse caso José Roberto Ramos tomava o mesmo caminho dos grandes jornalistas brasileiros ( exemplo: David Nasser, , que não se formaram, pois a Profissão de Jornalista só foi regularizada 3 anos depois, em 1976 e não havia, como existe hoje, a Faculdade de Jornalismo.
Na Gazeta de Alegrete inseriu o jornal na media nacional, trazendo para cá o patrocínio de empresas como a Petrobrás e os Ministérios que compunham o Governo da Época. Participou da fundação da Rádio Gazeta, sendo um dos seus primeiros locutores e operador de áudio.
Depois da Gazeta de Alegrete, José Roberto Ramos foi ser Diretor de Programação e Comercialização da Rede Arnaldo Balvê e responsável por 10 Emissoras de Rádio, que compunha a Rede, com a mesma missão de inserir patrocinadores nacionais, como foi o caso, entre outros da Caixa Económica Federal. Teve sua fotografia inaugurada na Galeria de Honra da Gazeta de Alegrete.
Foi o responsável pela reestruturação da Rádio São Gabriel e da Rádio Passo Fundo. Vendida a Rede para o Deputado Nelson Proença, José Roberto Ramos trabalhou mais quatro anos. Fixou residência em Passo Fundo, onde dirigiu a Rádio Passo Fundo e onde foi , igualmente, Diretor de Rede da Empresa Jornalística Diário da Manhã, sendo o Diretor Editor dos Jornais Diários de Passo Fundo, Carazinho, Erechim e Chapecó.
Em sua função de Jornalista realizou várias viagens internacionais cobrindo as viagens presidenciais de Fernando Henrique Cardoso aos Estados Unidos, Portugal, Chile, Argentina, Uruguai, Cidade do Porto.
Tendo granjeado a admiração pela histórica cobertura em produzir um Jornal em Português, Inglês e Espanhol que circulou nos Estados Unidos na Visita de Estado, no Governo Clinton.
Esteve ne Federação Americana de Jornalismo e teve o privilégio de passar um dia junto aos grandes jornalistas que cobriam a Casa Branca.
Trabalhou na Universidade de Passo Fundo, onde foi um dos responsáveis pela captação de recursos para a Jornada Nacional de Literatura.
Em Passo Fundo se notabilizou pela criação dos Projectos "Sonhar é Preciso: Brasil 500 anos", que levou 35 estudantes - 1 de cada Escola Municipal - para Portugal e para participar da Programação Oficial das Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e dos 500 anos do Brasil.
Ainda, em Passo Fundo, com a Escola Municipal de Ensino Fundamental, criou e realizou o Projecto de Braços Abertos, que levou 18 estudantes e 7 professores para Paris e Brest, na Bretanha em um intercâmbio com a Escola Gabriel Pyerri, da cidade de Bezons, parte da Comunidade de Paris.
Retornando à Porto Alegre, José Roberto Ramos funda o Instituto Latino-Americano de Protecção Ambiental em 2005 e cria o Prémio de Responsabilidade Ambiental do Rio Grande do Sul, onde premiou empresas e personalidades comprometidas com o Meio Ambiente.
Realiza e preside em Porto Alegre vários Seminários Ambientais e o I Seminário dos Prefeitos da Mata Atlântica. Compõe junto com a Associação Riograndense de Imprensa a equipe que estrutura o Fórum Mundial das Águas. Nessa condição vai a Roma, Paris, Lisboa, Bruxelas e Madrid.
Convida o ex- Presidente Mário Soares de Portugal e o Dr. Ricardo Petrela, Presidente e Vice Presidente do Contrato Mundial da Água. Nesta época e nesta condição priva, na cidade do Porto, de um encontro com o Presidente Português Jorge Sampaio, José Saramago e Fidel Castro e o Rei Juan Carlos, da Espanha. Viaja à Cuba. Na Argentina, encontra-se com o Presidente Hugo Chaves, da Venezuela.
Como Presidente do Instituto Latino-Americano de Protecção Ambiental Borboleta Azul viaja para Helsínquia, na Finlândia, na Estónia e Saint Petersburgo, na Rússia . Passa a ser membro titular do Fórum Democrático da Assembleia Legislativa do Estado, onde seu nome é destacado pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente. Recebe do Deputado Adão Vilaverde Medalha da Assembleia Legislativa do Estado.
Em 2010, depois da realização de três Seminários de Meio Ambiente na cidade de Minas do Leão e Butiá, cria o Projecto: " O Mundo que Queremos Nós Podemos", que levou 15 alunos a conhecerem Portugal e festejar o 7 de Setembro de 2010 na Embaixada do Brasil em Lisboa.
Recebe o Diploma de Cavalariano Honorário do Exército Brasileiro e a maior Condecoração da Força Expedicionária Brasileira - a Medalha Mascarenhas de Morais.
Em 2013, realizou com a fotógrafa Maria Helena Nunes Ramos a Exposição " Nossas Águas, Nossos Rios", quando traçou, com a lente privilegiada de Maria Helena, uma radiografia fotográfica dos principais rios do Rio Grande do Sul, com o prestígio da Comissão de Saúde e Meio Ambiente e Patrocínio da SOMAR.
Recebeu distinção Especial da Casa do Brasil, em Santarém, onde participou de sua inauguração.
Recebeu Distinção em Bronze da Sociedade Musical Alegretense, da Freguesia de Alegrete.
Recebeu Distinção em Bronze da Freguesia de Alegrete
José Roberto Ramos tornou-se um homem de pensamento e de ação, como queria Camus. O seu já longo andar não lhe furtou essa mesmice faceira que expressa em seu olhar e manifesta em tudo o que faz.
Recentemente, José Roberto Ramos, pinçando um verso do Poema ALEGRETE, de Élvio Vargas, poeta alegretense, Membro do Conselho Estadual de Cultura e Membro da Academia Rio -Grandense de Letras, criou o Projecto: Baptizei de Alegrete os Reinos Silenciosos da Cidade que inventei, que levou à Portugal o Coral Municipal de Alegrete, autoridades, e promoveu, na Universidade de Évora a Assinatura de um Protocolo de Cooperação dentre a Universidade de Évora e a Universidade Federal do Pampa, estando pela segunda vez na sua amada Freguesia de Alegrete, no Concelho de Portalegre no Alto Alentejo.
É seu o slogan: ""Se em algum lugar alguma coisa precisa ser feita, e não tem quem faça, me chame, que eu vou lá e faço"".
José Roberto Cardoso Ramos vive em Porto Alegre, onde ainda preside o Instituto Latino Americano de Protecção Ambiental Borboleta Azul e mantém uma relação estável com Maria Helena Ramos.
Por doença, veio a falecer na madrugada de dia 30/01/2016 no Hospital onde se encontrava para uma cirurgia de urgência, deixou-nos para sempre, mas leva no seu Coração muitas e muitas Alegrias e enormes Recordações.
Até sempre José Roberto Ramos
Publicado:
2016-02-16
|