Novo Brasão da Freguesia de Romeira e várzea
Extinta Freguesia de Romeira
Orago: São Brás
Área: 11 Km2
Ordenação Heráldica do Brasão: Publicada no D.R. nº 143, III Série, de 22.Junho.1996
Brasão
Escudo em prata, uma aspa solta de coticas de púrpura, acompanhada em chefe de uma cruz da Ordem dos Templários, de vermelho, nos flancos de dois ramos de três espigas de trigo verde, atadas de vermelho e em ponta, de ramo de oliveira de verde, frutado de negro. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro, em maiúsculas: "ROMEIRA- SANTARÉM".
Bandeira
Esquartelada de púrpura e branco. Cordão e borlas de prata e púrpura. Haste e lança de ouro.
Selo Branco
Circular, com as peças do escudo sem indicação de cores e metais, tudo envolvido por dois círculos concêntricos, onde corre a legenda: "JUNTA DE FREGUESIA DE ROMEIRA - SANTARÉM".
Simbologia
Duas varas de púrpura cruzadas, simbolizam as varas de varejar a azeitona. O ramo de oliveira de verde representa os olivais da Romeira. Os atados de espigas representam o trigo. A cruz em vermelho simboliza a cruz templária que decorava a "estela funerária" que existiu num murete do adro lateral da Igreja Matriz. A bandeira é branca e púrpura, cor tirada das peças principais do escudo.
Autoria do Brasão: José Bènard Guedes
Extinta Freguesia da Várzea
Orago: Nossa Senhora da Conceição
Área: 21.850 Km2
Ordenação Heráldica do Brasão: Publicado no D.R. nº
Brasão
Escudo de verde, armação de moínho de ouro, cordeada do mesmo, vestida de prata e roda de azenha de ouro, alinhadas em faixa, entre um crescente de prata em chefe e ponte antiga de um arco, realçada de negro, movente dos flancos e nascente de um pé ondado de prata e azul.
Coroa mural de prata de três torres. Listel branmco, com legenda a negro, em maiúsculas:"VÁRZEA - SANTARÉM".
Bandeira
Branca. Cordão e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro.
Selo Branco
Circular, com as peças do escudo sem indicação de cores e metais, tudo envolvido por dois círculos concêntricos, onde decorre a legenda:"JUNTA DE FREGUESIA DA VÁRZEA - SANTARÉM".
Simbologia
O crescente de prata é o simbolo da padroeira, Nossa Senhora da Conceição. Roda de moínho de ouro vestida a prata e roda de azenha de ouro, simbolizam a ruralidade da freguesia. A cor verde evoca a riquesza dos campos e as quatro faixas ondadas de prata e azul representam a ribeira de Vilgateira, também conhecida por rio de Pau. A bandeira é branca, cor tirada das peças principais do escudo.
Autoria do Brasão: José Bènard Guedes