A freguesia de Silvares situa-se no coração do concelho de Lousada, sendo aqui que se concentram os seus serviços fundamentais, tais como a Câmara Municipa, o Tribunal, os Bombeiros, a GNR, Hospital, Centro de Saúde, a maioria dos bancos, os serviços de notariado e a conservatória, etc.
Silvares é por isso uma freguesia estratégica para a afirmação do concelho.
Com uma longa história, marcada por acontecimentos desde a antiguidade até aos dias de hoje, Silvares afirma-se pela empatia entre uma realidade urbana e uma realidade rural, envolvidas e atravessadas por um conjunto vasto e qualificado de vias de acesso e auto-estradas.
Orago: S. Miguel
População: 2 799 habitantes (2001)
Actividades económicas: Indústria de confecções e calçado, construção civil, comércio, serviços, agricultura e transformação de madeira
Feiras: Mensais aos dias 9 e 25 e anual a 26 de Dezembro
Festas e romarias: Festas do Concelho (último fim-de-semana de Julho e S. Miguel (último domingo de Setembro)
Património cultural e edificado: Pelourinho (monumento nacional) e Igreja do Senhor dos Aflitos
Outros locais de interesse turístico: Monte do Senhor dos Aflitos
Artesanato: Latoaria
Colectividades: Associação de Cultura musical de Lousada, Associação Industrial e Comercial de Lousada, Associação Desportiva de Lousada, Associação Recreativa de Silvares
É o coração geográfico e a freguesia sede do concelho. Está rodeada por Lousada (Santa Margarida), Alvarenga, Nogueira, Pias, Boim, Cristelos, Ordem, Barrosas (Santo Estevão) e ainda por Idães (do concelho de Felgueiras).
Foi também conhecida como Silvares da Serra e S. Miguel de Silvares.
Já do Século XII para o seguinte se encontrava esta povoação organizada paroquialmente na terra ou julgado de Lousada, onde foi das iniciais. As inquirições de D. Afonso II (1120) chamam à sua igreja de Santo Michaele de Lausada, para mais tarde, as de D. Afonso III (1258) referirem que o templo já então não era novo e fora fundado talvez cavaleiros-vilões.
Silvares é um dos mais pujantes núcleos industriais de todo o concelho.
Viver em Silvares é cada vez mais sinónimo de qualidade de vida: pelos acessos de que dispõe (30 minutos do Porto ou Braga), pela envolvente ambiental e agrícola, pela oferta cultural diversificada, pela simpatia das suas gentes, pela vasta oferta comecial, etc.
Venha conhecer Silvares e apaixone-se. temos também um lugar para si, à sua espera!