A freguesia de Silvares, com cerca de 2300 eleitores recenseados, tem contudo uma poupação superior, na ordem dos cinco mil habitantes.
A freguesia tem registado, nos últimos anos, um crescimento acentuado, sobretudo a partir do início deste século, devido a um boom de construção, sobretudo na área da vila.
Contudo, tal crescimento não se verificou de igual modo na área de Mós, pois a área para construção é aí bastante limitada, estando neste momento para aprovação algumas alterações no novo PDM que irão permitir um aumento significativo da área de construção.
Quanto à tipologia da população, Silvares insere-se na dinâmica do concelho, sendo uma freguesia jovem. Apesar de tudo e tendo em conta a existência do Lar Sousa Freire da Misericórdia e de algumas áreas onde não houve novas construções, Silvares apresenta simultaneamnete um número significativo de idosos.
A população activa dedica-se maioritariamente ao comércio e aos serviços, embora as actividades industriais existam também com bastante significado na freguesia, sobretudo as que se concentram no Parque Industrial de Silvares.
De entre as actividades económicas, o indústria de confecção e calçado, são as mais significativas