A freguesia de Folhadela localiza-se no concelho de Vila Real e estende-se por 16,06Km2 de área limitando com as freguesias de Parada de Cunhos, Arroios, Andrães, União das Freguesias de Constantim/Vale de Nogueiras, União das Freguesias de Nogueira/Ermida, e União das Freguesias de Vila Real.
Com 2261 habitantes (Censos 2011), Folhadela é a 7ª freguesia do concelho em população residente e a 6ª no que diz respeito à densidade populacional, 140,8 hab/km2.
A freguesia de Folhadela é composta pelas aldeias de Folhadela (sede), Vila Nova, Sabroso, Bustelo, Portela, Paúlos e Penelas.
Chamou-se primitivamente Vila Nova de Panóias. Antes de 28 de Julho de 1180, D. Afonso Henriques doou a Igreja de Santiago de Vila Nova a Fernando Garcia. As inquisições de 1220 e 1258 referem-na como de Santo Jacobo de Vila Nova. Em 1290 figura, pela primeira vez, como freguesia de Santiago de Vila Nova. Hoje, Vila Nova é um lugar da freguesia de Folhadela.
Nesta freguesia são de referir a Casa de Folhadela dos Magalhães Mourões e a Quinta de Prados, hoje ocupada com as instalações da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
A freguesia de Folhadela apresenta um vasto património cultural e religioso, como é o caso da Igreja Matriz, que apresenta um estilo romântico-gótico correspondente ao século XIII, assim como algumas casas brasonadas.
Em Folhadela podem ser encontrados o Aeródromo de Vila Real, o campus da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Kartódromo de Vila Real, a Adega de Vila Real, o Instituto de Meteorologia, parte da Zona Industrial, a Escola Equestre, a Escola Fixa de Trânsito, e o Clube de Ténis de Vila Real.