Agrupamento de Escuteiros 953 de São Bartolomeu de Regatos
Agrupamento que pertence ao Corpo Nacional de Escutas desde a sua fundação no dia 29 de Março de 1991.
As primeiras promessas foram realizadas a 29 de Março de 1992. Este agrupamento tem presença em todas as actividades de âmbito regional promovidas pelo CNE.
A sua sede é no Centro Paroquial de São Bartolomeu e tem como objectivo a formação integral dos jovens na sociedade. No ano de 2011 a Junta de Feguesia de São Bartolomeu de Regatos prestou um louvor público a esta colectividade pelo trabalho prestado na comunidade.
Grupo de Jovens Xto de São Bartolomeu de Regatos
Fundado no mês de Abril de 1999, este agrupamento de jovens surge como estímulo a que os jovens se integrem, em actividades da igreja, após o fim da sua formação religiosa na paróquia e como uma forma de integração dos jovens na comunidade, afirmando o espírito jovem.
O peixe e a sigla Xto (significa Cristo) são os seus símbolos de identificação. Anima as celebrações religiosas e promove iniciativas para a adesão e participação da juventude nas actividades da igreja. Elabora anualmente a "Semana do Espírito Santo", participa no "Dia Mundial da Juventude" e colabora em acções de sensibilização para a dádiva de sangue, das pessoas de São Bartolomeu.
Em 2011 recebe um louvor pela Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Regatos.
Filarmónica Espírito Santo da Casa do Povo de São Bartolomeu
Fundada no ano de 1905, conta com mais de cem anos de existência, celebrados em 2005.
Integrada na Casa do Povo de São Bartolomeu de Regatos, apresenta-se oficialmente a 5 de Agosto de 1906, quando abrilhantou uma corrida de toiros na Praça de São João em Angra do Heroísmo.
Executa tocatas na freguesia e participa em diversas festividades da ilha. No seu vasto historial, registam-se visitas a algumas ilhas do arquipélago e ao continente.
Centro de Convívio da 3ª Idade de São Bartolomeu de Regatos
Grupo Folclórico e Etnográfico "Memórias da Nossa Gente" da Casa do Povo de São Bartolomeu
Fundado a 26 de Outubro de 1996 por Manuel Elmiro Martins, Anselmo Barcelos e Isabel Parreira, surge na esteira de um antigo grupo folclórico de São Bartolomeu, criado em 1955, e que adoptou o nome Grupo Folclórico Padre Tomás de Borba e posteriormente Grupo Folclórico Zé da Lata.
O Grupo conta neste momento com mais de 45 elementos, com idades entre os 5 e os 68 anos, organizados por bailarinos, tocadores e vozes. Ensaia modas do folclore açoriano como "Charamba", "Suspiros", "Saudade", "Olhos Pretos", que transmitem aspectos fundamentais da identidade, da vida e da maneira de estar das pessoas desta localidade.
______________________________________________________________________
Academia de Dança "Time Step" de São Bartolomeu
A academia de Dança "Time Step" de S-ao Bartolomeu é actualmente a maior escola de dança de salão dos Açores. Contam com cerca de trinta dançarinos, que juntos treinam e se dedicam a uma das suas grandes paixões...DANÇAR...é isto que os une e os torna tão "bons".
______________________________________________________________________
Escola de Violas da Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Regatos