Desconhece-se a existência de lendas relativas à Freguesia do Bunheiro. No entanto, existindo uma que se refere à origem da Murtosa, entendemos por bem transcrevê-la neste espaço.
A origem da Murtosa – A Lenda
"Diz-se, na tradição corrente, que a progenitora do grande povo da Murtosa terá sido uma moça muito bonita, chamada Teresa Caqueja, natural de Fermelã, desterrada para aqui em expiação de crime que a tradição não pormenoriza.
A Murtosa então, ainda sem nome, era terra de condenados ao desterro. Sozinha entre o céu e a terra lodosa, construiu a primeira casa de tábuas, uma arrecoleta ou recoleta na costa do Chegado, no local que ainda conserva o nome de "Chão das Figueiras". Sobreviveu.
Arroteou um pedaço de terreno, fez horta, semeou e viveu do que colhia.
Um dia, um pescador que passava encostou o barco à borda. Encontrou a Teresa sozinha. Falaram. Eram ambos moços. Amaram-se e casaram. Tiveram filhos.
Entre fomes e farturas cresceram e multiplicaram-se no cumprimento do mandato genesíaco. Ele na água, pescando, arrancando o estrume para os campos. Ela tratando da terra. Ambos na simbiose característica da nossa gente "anfíbia" como, séculos depois, escrevia Raul Brandão."
VILAR, Jaime (1993). Lenda ou tradição? Boletim da Biblioteca Municipal da Murtosa. Murtosa: Câmara Municipal da Murtosa, p. 11.
Tradições
No campo das tradiçoes, muitas coisas podiamos referir, pelo que sinto alguma dificuldade em seleccionar. Mas, como tem de ser, aqui vai uma sugestão.
Existem tradições que perduram no tempo e que chegaram até ao dia de hoje, enquanto que outras se perderam com os anos.
Refiro aqui algumas hipóteses, como poderiam ser outras:
Tradições religiosas/Sociais: Cantar os Reis, Marchas e Cortejo do S. Brás, Espiguinha, Semana Santa, Visita Pascal, Cortejo das Flores, Novenas a S. Gonçalo (promessas), etc.
Jogos tradicionais: Pateadela, Bilharda, ... (Referindo apenas aqueles que se perderm)
Link para lendas.pdf
Bunheiro na Wikipedia