O salão da Junta de Freguesia do Bunheiro encheu, este domingo, para a apresentação pública do livro e do documentário, em vídeo, da recriação do Arraial de São Gonçalo, realizada em junho deste ano.
A iniciativa foi levada a cabo pelo Grupo Musical Bunheirense, Rancho Folclórico “As Andorinhas de São Silvestre” e Rancho Folclórico “Os Camponeses da Beira-Ria”, com o apoio do Município da Murtosa, e teve a pretensão de reviver um dos costumes mais peculiares da terra marinhoa, tal como se realizava em meados do século passado.
Efetivamente, a devoção a São Gonçalo, comum um pouco por todo o país – assumia no Bunheiro uma ritualidade específica e pitoresca, que não tinha paralelo na veneração de outros santos e que misturava, de certa forma, o sagrado e o profano.
Coube ao Vereador Daniel Bastos, em nome do Município da Murtosa, a apresentação da estrutura do livro e do vídeo da recriação, seguindo-se a projeção do documentário, que arrancou fortes aplausos da numerosa plateia.
No final, o Presidente da Câmara, Joaquim Baptista, expressou a sua gratidão a todos aqueles que deram o seu contributo na iniciativa, frisando que, à semelhança dos registos anteriores, também o livro e o filme da recriação do Arraial de São Gonçalo serão usados como ferramenta educativa de divulgação dos usos e costumes marinhões, de um modo particular junto dos mais jovens.
Notícia extraída da página do Município da Murtosa