Parece que foi um dia destes e já se passaram 25 anos. Que horrendo dia de sábado aquele, no qual o P. António tão precocemente nos deixou. A notícia correu célere a todos os cantos do concelho, tendo num clique chegado às nossas colónias de emigrantes espalhadas pelos quatro cantos do mundo. Todos ficaram profundamente consternados e a ninguém foi fácil acreditar, à primeira, que a notícia era verídica.
O padre, o agricultor, o presidente, o escuteiro, o bombeiro (...) partiu, tendo-nos mostrado o caminho a seguir nas sendas do progresso para cada um e para a nossa terra. Deixou-nos a missão de irmos completando e percorrendo essa trajectória!...
Porque marcou de forma indelével a nossa vida, cá estamos a lembrar a sua memória nesta efeméride. Na altura da sua morte, muito se escreveu acerca do P. António. Para esta homenagem que hoje lhe queremos prestar, socorremo-nos de textos publicados no antigo jornal "Gente da Ria", o qual fez uma extensa cobertura deste desenlace.
Para facilitar o leitor, vamos apresentar este trabalho dividido em doze textos e um album fotográfico, que podem ser seleccionados individualmente, consoante a pretensão de cada:
Dados Biográficos
O Acidente
O Funeral
Album Fotográfico (funeral)
Oração Fúnebre I - Sr. Manuel Cunha/Prof. Jaime Vilar
Oração Fúnebre II - Dr. Manuel Portugal da Fonseca
Testemunho - Engº Eurico de Melo
Chora a Murtosa - Prof. Dr. Apolinário Vaz Portugal
Carta para o Além - Dr. Pinho Neno
Partiu o Homem, ficou o Amigo - Sr. António Aresta
10 de Junho de 1985 - Sr. Carlos M. da Fonseca (USA)
Missa de Sétimo Dia
Que a sua alma descanse em paz!... - "Voz de Portugal" (Venezuela)