Esta citação vem na sequência de uma queixa apresentada pelo procurador do Mosteiro de Arouca, em virtude dos dois pescadores do Bunheiro terem pescado e vendido dois golfinhos, sem que tivessem pago a correspondente terça parte ao dito mosteiro, donatário da terra.
Este documento data de 8 de Agosto de 1378, foi redigido em Santa Marinha de Avanca (de quem dependíamos religiosamente), sendo a referência à nossa freguesia feita do seguinte modo: “buynheyro”.
Este e outros documentos estão referidos e reproduzidos, pela primeira vez, no livro “A Terra Marinhoa na Idade Média”, da autoria do Dr. Marco Pereira e editado pela nossa congénere Junta de Freguesia de Veiros.
Esta revelação é para nós muito importante pois ficámos a saber que, nessa data, a nossa freguesia já existia e que por cá se pescavam também golfinhos. Se existia nessa data, também já existiria anteriormente mas, como não se encontrou ainda documento algum que a ela fizesse qualquer referência, tomamos aquele, para já, como “Certidão de Baptismo”.
Num passado recente (há onze ou doze anos), pretendeu-se encontrar uma data de “fundação” do Bunheiro para que a mesma fosse tida como referência para a comemoração do “Dia da Freguesia”. Não se tendo encontrado qualquer data, estipulou-se o segundo domingo de Agosto, altura em que temos entre nós muitos dos nossos conterrâneos que labutam em países de emigração, para que os mesmos pudessem vir a integrar-se nas comemorações.
O curioso é que o segundo domingo tem ocorrido em dias que rondam o 8 de Agosto, tendo neste ano coincidido precisamente com o dia 8.
Ficámos a saber muito mais sobre a história da nossa terra.
Obrigado Dr. Marco Pereira.