Domingo, 20.10.2024

ANTÓNIO ABREU FREIRE APRESENTA “A HISTÓRIA DE JESUS CRISTO”
A tertúlia antecede a publicação, a breve trecho, de um livro homónimo, que reúne o trabalho de investigação do professor António Abreu Freire sobre este apaixonante tema.

A entrada é livre.

HISTÓRIA DE JESUS, O CRISTO
Os Evangelhos são o único meio de que dispomos para tentarmos conhecer quem foi o principal personagem que está na origem da civilização cristã. Eles foram redigidos entre 40 e 65 anos após a morte de Jesus de Nazaré, em língua grega, a partir de pregões orais que corriam pelas comunidades de judeus emigrantes, dispersas pelas colónias do Império Romano. Os demais textos do Novo Testamento (Actos, Epístolas e Apocalipse) acrescentam informações dispersas sobre as primeiras assembleias, as suas crenças e a sua organização. Todos os textos foram escritos em língua grega, nenhum deles na língua dos judeus da Palestina e de Jesus, o aramaico.

Nos textos evangélicos, é impossível distinguir o que é autêntico daquilo que é inventado: nenhum dos escribas, os verdadeiros autores, conheceu pessoalmente Jesus nem assistiu a nenhuma das cenas que descreve. Todos foram escritos longe da Palestina, destinados a aderentes de origens muito diversas, quando os não-judeus, os gentios, eram já os mais numerosos nas assembleias primitivas.

Nos dois primeiros séculos da nossa era, as referências de autores não-cristãos a Jesus e aos primeiros crentes são pouquíssimas, cabem em menos de uma página. Então, o que é possível saber com alguma certeza sobre a história de Jesus? Esse sempre foi um enorme desafio, na história da civilização cristã. Após dois milénios, os ensinamentos e a incrível história da sua vida entusiasmam um terço da humanidade.
PASSEIO SÉNIOR 2024 - inscrição a partir de 1 de outubro