Sábado, 21.9.2024

Prolongamento do Caminho do Poceirão (Formiga)

Depois de terem sido reconstruídas as travessias da vala hidráulica que garante a drenagem das águas pluviais dos terrenos agrícolas da Formiga e de ter sido beneficiada uma parte do Caminho do Poceirão, a Junta de Freguesia tem em execução a ligação entre este caminho e o outro que passa ligeiramente a sul.

Este troço de caminho, com cerca de 100 m de comprimento, tem por objectivo encurtar distâncias e diminuir a necessidade de máquinas agrícolas andarem pelos arruamentos da área urbana.

Este trabalho, que agora está a ser levado a cabo (execução de plataforma com aterro), acompanhando a margem direita (nascente) da regueira, não é mais do que uma primeira fase da obra, pois é intenção da Junta de Freguesia vir posteriormente a meter um piso em tout-venant, depois da base estar perfeitamente consolidada e de se ter verificado que as travessias a executar estão bem localizadas e são suficientes.

A ideia desta obra foi já apresentada aos agricultores (proprietários ou arrendatários de terrenos nessa área), há cerca de três anos, tendo estes, na altura, indicado como prioritária a resolução do problema existente na bacia formada por esses terrenos, problema esse que tem a ver com o deficiente escoamento das águas da chuvas, que cobriam a maioria dos mesmos, durante cerca de sete ou oito meses por ano, com início no período das chuvas, o que se traduzia num prejuízo significativo para a agricultura local.

Como esse problema foi resolvido no final de 2010, graças a uma intervenção feita pela Câmara Municipal, a pedido da Junta de Freguesia, na respectiva levada, achou-se ser agora oportuno tentar resolver este outro problema, para bem dos nossos agricultores.

BUNHEIRO EM FESTA COM O PADROEIRO SÃO MATEUS 21 e 22 Setembro
39.º Festival de Folclore R. F. As Andorinhas de São Silvestre