Na comemoração do 39º aniversário do 25 de Abril de 1974, revolução que pôs fim aos 38 anos de ditadura em Portugal, a Junta de Freguesia do Bunheiro entendeu por bem recordar este feito, com um evento a que decidiu chamar evocação do 25 de Abril.
Foi a primeira vez que, entre nós, se promoveu algo para evocar o 25 de Abril.
É nosso entendimento que o espírito que presidiu aos Capitães de Abril e que os levaram a realizar esta revolução, tem que continuar presente na mente de cada um de nós, para que cada qual tudo faça para que esta nossa terra seja cada vez melhor e o futuro seja mais promissor.
Imbuídos deste espírito, organizámos no dia 25 de Abril uma evocação e, no dia 26 de Abril, como términos da Assembleia de Freguesia, uma alusão às autarquias locais, tal como existem actualmente, sendo estas conquistas do 25 de Abril, do Portugal democrático.
No dia 25 de Abril, com recurso a vários extractos de filmes, entrevistas, e notícias televisivas, fizemos uma apresentação (resumida) dos principais acontecimentos que constituíram a revolução dos cravos. A intercalar, tivemos momentos de poesia alusiva à época, que nos foi declamada pelo amigo Diogo Barros (de Pardelhas). Acabámos tal como tínhamos iniciado com um momento musical também alusivo à comemoração.