Quinta-Feira, 19.9.2024

No Bunheiro, a tradição cumpriu-se, em dia de S. Gonçalo

Possuindo um dos elementos femininos do rancho folclórico “Os Camponeses da Beira-Ria” muitos cravos nas mãos, um outro elemento propôs-lhe uma promessa a S. Gonçalo, o que foi de imediato aceite pela “paciente” e logo na altura definidos os moldes em que se deveria processar o pagamento da promessa, caso os cravos desaparecessem.

O que é certo é que, para surpresa de muitos, os cravos desapareceram passado pouco tempo. Como “o prometido é devido”, era necessário “pagar-se a promessa”, o que veio a acontecer no dia da sua festa – 10 de Janeiro, no corrente ano.

Assim, pelas 15H30, a novena (constituída por nove rapazes e nove raparigas, conforme tradição), saiu de Romariz, em direcção à Capela de S. Gonçalo. À frente, a mulher da promessa, montada num jerico, mas voltada para trás. Seguiam-se os pares que constituíam a novena e, no encalço destes, uma multidão que ia atrás, constituída por vários outros elementos do rancho – os mais velhos.

Durante o trajecto, quem passava pela “novena” era saudado pelos da frente, sendo-lhe depois oferecido vinho por um elemento que de tal tarefa estava encarregado.

Todos trajavam à moda dos anos cinquenta do século passado. As raparigas da novena levavam uma pada à cabeça enquanto que os rapazes transportavam ao ombro um pinheirinho e, enfiado neste, uma chouriça.

Chegados à Capela de S. Gonçalo, depois da mulher ter descido do animal, encaminhou-se para o interior da capela com um penico de porcelana cheio de papas à cabeça. Tendo tropeçado nos degraus existentes junto ao portão, deixou cair o penico ao chão, o qual partiu, tendo aí ficado espalhadas as papas à mistura com os cacos.

No interior da capela todos rezaram o terço, como prometido e, no fim, todos foram convidados a sair da capela para que a promessa fosse concluída, com a amostragem do cu ao santo, por parte da ex-“paciente”, o que foi feito em privado.

No fim, os participantes comeram as padas e as chouriças, tendo estas sido “regadas” pelo vinho que sobrou. Como extra, ainda houve lugar a rosca doce, uns bolos sortidos e a uma pinga de vinho fino.

O rancho aproveitou a oportunidade da “satisfação da promessa” para fazer uma gravação do evento e obter algumas fotografias do mesmo, enriquecendo assim o valioso espólio que possui, de registos digitais das tradições da nossa terra e das nossas gentes.

BUNHEIRO EM FESTA COM O PADROEIRO SÃO MATEUS 21 e 22 Setembro
39.º Festival de Folclore R. F. As Andorinhas de São Silvestre