Pelas 14h30 de domingo dia 17 de Janeiro, juntaram-se sete elementos do grupo (Susana, Nelson, Januário, Francisco, Jaime, Júlio e Daniel) para iniciar o trabalho preliminar.
Através de visita à mata, foi feito o reconhecimento dos tipos de lixo lá depositados, das suas quantidades, acessibilidades aos locais, tipo de veículos, máquinas e equipamentos a afectar e ainda a referenciação geográfica dos principais focos.
Apesar de apenas se ter conseguido visitar uma pequena extensão da mata da freguesia, o grupo ficou deveras impressionado com a grande quantidade de lixo que encontrou e o grande número de locais de depósito.
Este facto vai exigir de todos nós muito trabalho na mobilização de meios (humanos, máquinas, camiões e alfaias), para que seja possível devolvermos à nossa terra o seu primitivo rosto.
É pois necessária uma mobilização geral e isso só é possível com o empenhamento de todos. A nossa terra precisa que lhe dediquemos um sábado do nosso trabalho. Não podemos ficar indiferentes pois, embora o problema tenha sido causado por uns quantos, somos todos nós que sofremos com essa atitude.
É fundamental não contribuir para o aumento do lixo na nossa terra, colaborar na resolução deste problema e porque não denunciar situações de prevaricação!
É dever de todo o cidadão não hipotecar o futuro das gerações vindouras.
Esperamos pela tua colaboração. Junta-te a nós.