Quinze, dos oitenta e quatro elementos inscritos no grupo, até ao momento, elementos que apresentaram a sua disponibilidade para participar na acção cívica de limpeza da nossa floresta, no próximo dia 20 de Março, estiveram reunidos na Ribeira de Pardelhas (Centro de Educação Ambiental), no dia 3 de Fevereiro à noite.
Depois do engº Januário Cunha ter desejado as boas-vindas aos presentes e de se ter congratulado pela feliz ideia de promover este encontro naquele local, que considerou próprio e adequado, passou a palavra à coordenadora concelhia, engª Susana Carmo, que difundiu junto dos presentes diversas informações que colheu relativamente ao projecto.
Combinou-se que, os elementos inscritos no grupo, iriam ter a possibilidade de se dividirem em sub-grupos, com o objectivo de aí desenvolverem tarefas já específicas, em princípio dentro das respectivas freguesias, mas com possibilidade de virem a desenvolver trabalho fora dos limites geográficos da mesma, se tal se justificasse.
Fez-se a nomeação dos coordenadores de freguesia que, por sua vez, ficaram encarregados de estruturar e organizar o serviço na sua área geográfica, vindo a delegar tarefas noutros elementos, no desenvolver do projecto, face ao número de lixeiras e suas especificidades e ao número de elementos inscritos.
Fez-se a análise da evolução das inscrições da anterior reunião até à presente, tendo-se concluído que as mesmas duplicaram e que é expectável que esse número venha a aumentar ainda mais, dada a divulgação e contactos feitos e a fazer. Falou-se também das várias formas de publicitação do projecto que o grupo vai encetar.
A Câmara Municipal da Murtosa e o Projecto 4 Âncoras irão colaborar na impressão de cartazes, para fazer divulgação.
Vai fazer-se o pedido de divulgação de evento junto dos Grupos de Carnaval da Murtosa.
Achou-se conveniente solicitar às Juntas de Freguesia colaboração no sentido de receberem inscrições em papel, de pessoas que não possuem condições para o fazer directamente por meios informáticos.
Viu-se a necessidade de efectuar, nos próximos fins-de-semana, georeferenciação de mais lixeiras, sobretudo nas freguesias onde esse trabalho ainda não foi iniciado.
A coordenadora ficou de se informar acerca de empresas que possam vir a receber plásticos dos silos (e outros), um dos grandes problemas que temos por resolver.
A próxima reunião ficou de ser convocada oportunamente, para o dia 23 ou 24 de Fevereiro.