Nesta ocasião, a Paróquia ganhou uma ambiência especial, sobretudo quando se realizou, na Quinta Feira Santa a Última Ceia e Instituição da Eucaristia, na Sexta Feira Santa a Procissão do Senhor dos Passos e da Senhora da Soledade, de grande simbolismo e imponência, com o Sermão do Encontro, no largo da Junta de Freguesia e, à noite, a Leitura da Paixão e Adoração da Cruz, por famílias. O ponto forte foram as cerimónias da Vigília Pascal, nas quais, depois da bênção do Lume Novo e das diversas leituras da Liturgia da Palavra que nos apresentaram os misteriosos desígnios de Deus a respeito da humanidade, no hino do “Glória a Deus nas Alturas…” nos foi apresentada a Ressurreição de Cristo, a que se seguiu a Liturgia Baptismal e a Liturgia Eucarística.
No Domingo de Páscoa, após a Eucaristia do Dia, que ocorreu na Igreja Matriz às 08H00, foi feita a cerimónia do envio dos 19 grupos a quem foi confiada a missão de efectuar a Visita Pascal. Estes grupos, após a missão cumprida reencontraram-se no Largo de S. Gonçalo, às 13H00, donde partiram em direcção à Igreja, com uma multidão de fiéis que os acompanharam, constituindo a Procissão da Ressurreição, com a qual se encerraram as festividades pascais.
A forte emoção colectiva destas manifestações tem perdurando através dos séculos, constituindo-se num ponto alto da vivência Cristã da nossa comunidade.