MANIFESTO
PELO RIO SOUSA
O Rio Sousa é no concelho de Lousada um dos elementos identificadores da paisagem e um bem inegável, quer ao nível da água, da fauna, da flora, da história e da cultura que floresceram e florescem ao longo do seu curso.
A história dos homens e dos povos é uma simbiose com os elementos naturais do seu território. Se bem tratados, estimados e valorizados esses elementos, são fonte fecunda de uma vida mais rica e mais harmoniosa.
O esquecimento, a incúria, o desrespeito e todo o tipo de atropelos a tão grande riqueza que é o rio, às suas margens, à sua flora e fauna e aos monumentos ou edificações ancestrais é um crime geracional que as futuras gerações nos imputarão se não atuarmos já.
O Rio é de todos, não é de ninguém. Toda e qualquer tipo de acção na sua defesa deverá pautar-se pela sua preservação, atentos os enquadramentos legais.
Este é um manifesto cívico, apartidário, onde todos somos poucos para defendermos o Rio Sousa e preservarmos a sua biodiversidade.
Neste sentido, pretendemos:
Eliminar as descargas de poluentes ao longo de todo o percurso do rio, fazendo cumprir a lei e denunciando os infratores.
Manter a vigilância permanente de forma a impedir qualquer tipo de poluição do rio.
Manter e fazer manter a limpeza anual do rio, das suas margens, eliminando infestantes, retirando inertes, etc.
Defender, recuperar, valorizar o património existente ao longo do rio, com especial atenção aos moinhos e pontes.
Identificar e denunciar as construções ilegais existentes ao longo do rio e impedir de todas as formas legais outras que possam vir a existir.
Valorizar o acesso e usufruto do rio, pela preservação e construção de espaços de lazer e promoção de actividades ligadas ao rio.
Valorizar o rio e o acesso ao mesmo, através da criação de percursos pedonais ao longo do rio que possam ligar os vários espaços e ambientes de lazer.
Criar o “DIA DO RIO SOUSA”, com o objectivo de afirmar a sua importância, preservar o seu estado natural e usufruir da sua riqueza.
Criar uma plataforma institucional de vigilância e acção para a preservação do Rio Sousa.
Pias, LOUSADA, 3 de Setembro de 2016
Os subscritores
1.º subscritor:
União das Freguesias de Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga
descarregue MANIFESTO em PDF