Foi no edificio da Junta em Pias que, a convite da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga, decorreu a primeira reunião sobre Orçamento Participativo.
A reunião foi aberta a toda a população, mas numa primeira fase destacamos o convite endereçado aos membros da assembelia de freguesia, às associaçoes, paróquias e a alguns grupos.
Na reunião, o Presidente da Junta, Fausto Oliveira, apresentou as linhas gerais do Orçamento Participativo, depois de fazer o seu enquadamento histórico.
De seguida, foram apresentados os pontos fundamentais do regulamento de participação neste orçamento participativo, e alguns exemplos de municipios e freguesias onde esta experiência de democracia ativa e participativa tem dado passos significativos, como Lisboa e Guimaraes.
Tendo sido apresentados exemplos concretos de projetos, o Presidente interpelou os presentes a serem motores e dinamizadores de uma nova atitude de participação, fazendo chegar mais longe esta ideia, pois só assim se pode aproximar mais os cidadãos da política, colocando-os no centro das decisões.
De fato, este é um caminho que não será fácil, sobretudo num concelho pouco habituado a participar e a intervir na vida pública. Será um desafio que demorará anos a ser conseguido, mas este será certamente um passo importante, pois tudo tem um começo. Persistência e determinação é o que não falta ao Presidente desta Junta de Freguesia.