Sábado, 18.5.2024

Reunião com os agricultores

Mais de cinquenta agricultores, essencialmente da Freguesia do Bunheiro, mas também da Murtosa, Pardilhó e Ovar, participaram na reunião alargada que ocorreu no passado dia 28 de Fevereiro, à noite, no salão da Junta de Freguesia do Bunheiro.

Aberta a sessão pelo Dr. Santos Sousa, presidente da edilidade murtoseira, o mesmo agradeceu a presença de todos e a cedência das instalações da Junta de Freguesia para a realização da reunião. De seguida deu conta aos presentes dos contactos feitos e das reuniões ocorridas desde a última reunião (27 de Janeiro) até ao momento. Falou dos contactos com as empresas AMBISIS, e AdRA, bem como do contacto com o deputado Ulisses Pereira e com a Direcção Regional de Agricultura do Centro. Informou ainda que havia convidado os presidentes das Cooperativas Agrícolas de Estarreja e de Ovar para, querendo, estar presentes na reunião, podendo fazerem-se acompanhar de alguns agricultores desses concelhos vizinhos. De seguida deu a palavra ao engº Joaquim Baptista (Vice-Presidente da Câmara M. da Murtosa) para que este fizesse a apresentação dos assuntos em discussão.

Este autarca iniciou fazendo a apresentação do projecto que a firma AMBISIS tem para instalação de uma unidade energética com aproveitamento, entre outros materiais, dos chorumes das explorações agropecuárias, os quais preocupam sobremaneira os agricultores, em face da recente criação da Zona Vulnerável Estarreja/Murtosa, na sequência da publicação da Directiva Nitratos.

Apresentou de seguida o projecto de Portaria que irá no futuro regular a operacionalização da doutrina constante do Decreto-Lei nº 214/2008, de 10 de Novembro, no que se refere às zonas vulneráveis, chamando a atenção para as exigências do futuro diploma

Falou de seguida nos constrangimentos que o REAP apresenta relativamente à legalização das instalações pecuárias no nosso concelho e das diligências feitas no sentido de se alterar o diploma. Salientou a importância dos agricultores apresentarem na Câmara Municipal projectos das suas instalações, para que existisse base para se poder fazer pressão a nível superior com vista à resolução desses casos.

Foi depois dado um tempo para a intervenção dos presentes com dúvidas sobre os assuntos expostos.

Antes de finalizar, o sr. Presidente da Câmara voltou a agradecer a presença de todos, enfatizou a importância da presença dos elementos dos concelhos vizinhos referindo que, todos juntos, a nossa acção terá mais força e chegará mais longe na prossecução dos objectivos que propusemos alcançar. Ficou agendada uma próxima reunião para o dia 4 de Abril, às 21 horas, no mesmo local, para novo ponto de situação.

Mercado Tradicional no Cais do Bico - 19 de maio 2024. Participe
Sábado 25 de maio às 15h, na ACB, anda dançar com SALTANDI - ACB