Sexta-Feira, 03.5.2024

Grupo Luso-Venezuelano actuou no Bunheiro

No passado dia 10 de Setembro, o Rancho Folclórico “Os Camponeses da Beira-Ria” recebeu os colegas do Grupo Folclórico “Encantos de Portugal”, constituído na sua maioria por luso-venezuelanos, mas também por jovens venezuelanos que muito apreciam e valorizam o folclore português.

Aproveitando uma digressão por Portugal (Madeira e Continente), este grupo esteve semana e meia na Murtosa, terra donde são naturais alguns dos seus elementos, tendo actuado a convite da Câmara Municipal, nas festas de S. Paio.

O dia 10 de Setembro foi o dia reservado para a Freguesia do Bunheiro, a convite dos “Camponeses da Beira-Ria”.

Assim, ao final da tarde, foi-lhes proporcionada uma visita guiada à Casa-Museu “Custódio Prato” para que melhor ficassem a conhecer a forma como os nossos antepassados viviam nesta terra.

Depois um pequeno ensaio de som, foi-lhes oferecido um jantar confeccionado pelos “Camponeses da Beira-Ria”, onde não faltaram os típicos rojões confeccionados à maneira tradicional, a boroa de milho e a aletria.

Apesar do espectáculo estar marcado só para as 22H00, registou-se a chegada dos primeiros espectadores logo após as 20H00. Devido à grande afluência, antes da hora, já o salão estava repleto, tendo ficado muitas pessoas no hall e outras no exterior a espreitar pelas portas que, por isso, tiveram de ser deixadas abertas.

Actuaram em primeiro lugar os visitantes, que apresentaram temas do folclore português. Seguiu-se “Os Camponeses” que interpretaram seis danças do folclore marinhão. A terceira parte foi novamente reservada ao grupo luso-venezuelano que, com seus trajes multicoloridos, exibiram temas do folclore venezuelano. O espectáculo terminou em apoteose com uma dança partilhada pelos dois agrupamentos folclóricos.

Foi um espectáculo muito interessante no qual foi visível a presença de um elevado número de ex-emigrantes na Venezuela e notória a amizade que se gerou entre os elementos dos dois grupos.