Segunda-Feira, 06.5.2024

Fim de semana cultural – Dia da freguesia

De facto, ano após ano, a Junta de Freguesia do Bunheiro, com a colaboração da Associação Cultural Bunheirense, do Grupo Musical Bunheirense, do Rancho Folclórico “Os Camponeses da Beira-Ria” e do Rancho Folclórico “As Andorinhas de S. Silvestre”, vêm promovendo este evento, o qual contou, este ano, com a participação da Paróquia do Bunheiro.

Assim, no dia 10, pelas 21H30, na Igreja Matriz do Bunheiro, decorreu uma audição do órgão de tubos e do coro Oitava Emsemble, que contou com a participação do organista Gregório Gomes. O grupo entoou vários temas de música sacra, de autores portugueses, alguns à capela e a maioria com o apoio musical do órgão de tubos. Esta audição foi da iniciativa da Paróquia do Bunheiro.

No dia seguinte, 11 de Agosto, pelas 10H00, decorreu no Estádio Municipal da Saldida o tradicional jogo de futebol “Solteiros – Casados. Os solteiros, mais uma vez, foram os vencedores do “derby” por um tangencial 5-4. Pelas 13H00 seguiu-se o almoço/convívio dos participantes no encontro, seus familiares e amigos, em frente à sede da ACB.

Cerca das 20H00 iniciou-se o jantar nas tasquinhas, com diversas opções de pratos regionais, serviço da responsabilidade das colectividades já referidas. Às 22H00 iniciou-se a animação a cargo do rancho “Andorinhas de S. Silvestre” e do grupo de danças de salão da Associação Cultural Bunheirense.

No dia 12 de Agosto, “Dia da Freguesia”, às 09H00 procedeu-se ao hasteamento das bandeiras na fachada principal da sede da Junta, o qual foi feito ao som do Hino Nacional executado, ao vivo, pelo Grupo Musical Bunheirense. Além dos representantes de cada uma das colectividades, dos elementos da Assembleia de Freguesia e do e executivo da Junta de Freguesia, estiveram presentes, como convidados, o Presidente da Assembleia Municipal – Dr. Francisco Pereira e do Presidente da Câmara Municipal – Engº Joaquim Baptista. A comitiva seguiu em direcção à Matriz, à cadência de uma marcha executada pelo GMB, tendo este grupo executado ainda mais duas peças no adro da Igreja. Seguiu-se a participação na eucaristia dominical das 09H30, em acção de graças por todos aqueles que promoveram o engrandecimento do Bunheiro e dignificaram o nome desta terra. No final da eucaristia teve lugar uma romagem ao cemitério onde foi colocada, na cruz central, um arranjo de flores, pela mesma intenção.

Seguiu-se, na sala de sessões da Assembleia de Freguesia, uma sessão solene na qual se divulgou o mais antigo documento (conhecido) que refere o nome do Bunheiro. Como palestrante convidado, tivemos o Dr. Marco Pereira, que a todos nos deu uma belíssima lição de história da “Terra Marinhoa”, com realce para a Freguesia do Bunheiro. Sucessivamente a Presidente da Assembleia de Freguesia – engª Júlia Pereira, que presidiu à sessão, cedeu a palavra ao palestrante, ao Presidente da Junta de Freguesia, ao Presidente da Assembleia Municipal e ao Presidente da Câmara Municipal. Foi vincada a importância de momentos como este no qual se evidenciou a história local, a partilha de conhecimentos e a interacção com o público presente, tendo ficado no ar a ideia de que outros eventos do género deveriam ser organizados. No final, no hall daquela sala de sessões, foi descerrado um quadro com uma réplica do documento que constitui a certidão de baptismo do Bunheiro.

Seguiu-se o almoço, nas tasquinhas de gastronomia regional, tendo a animação da tarde estado a cargo do rancho “Os Camponeses da Beira-Ria”, dos jovens do grupo “Tribute” e da Secção de Hipismo da Associação Cultural Bunheirense.

Para delírio das crianças, e não só, durante esta tarde de domingo, estiveram à disposição no recinto, dois insufláveis e ainda uma animadora que executou pinturas faciais.

O tempo que se fez foi agradável, tendo-se registado muita participação de público, o que justifica que este evento tenha lugar no calendário das actividades de cada ano.

Obrigado a todos os que colaboraram e tudo fizeram para que a mesma se revestisse de êxito.

(aspecto da actuação do Coral "Oitava Ensemble", na Igreja Matriz)

(aspecto do almoço convívio dos participantes no jogo solteiros-casados)

(animação pelo Rancho Folclórico Andorinhas de S. Silvestre)

(animação pelo Grupo de Danças de Salão da Associação Cultural Bunheirense)