Terça-Feira, 07.5.2024

Passeio Sénior, edição de 2012

Trata-se de uma iniciativa que tem já muitos anos, entre nós, e que queremos dar continuidade, por ser uma oportunidade de convívio para a população mais idosa, sendo, para algumas pessoas, uma oportunidade de passarem um dia diferente.

Como habitualmente, este passeio foi feito numa parceria entre as Juntas de Freguesia do Bunheiro e da Murtosa, que contaram com o apoio da Câmara Municipal. Cada uma das Juntas de Freguesia suportou o custo do transporte dos seus fregueses e a Câmara Municipal ofereceu a todos os excursionistas uma lembrança.

Da Freguesia do Bunheiro participaram 110 pessoas e da Freguesia da Murtosa 130.

Este ano o passeio teve como destino a cidade de Braga, onde se visitaram diversos monumentos da cidade dos arcebispos.

A concentração das pessoas operou-se às 08H00 no largo da Junta de Freguesia e, depois de se ter feito os preparativos e ter dado entrada nos dois autocarros, partimos em direcção a Pardelhas, onde nos encontrámos com as pessoas da Freguesia da Murtosa que se encontravam divididas por três autocarros.

Além dos três elementos dos executivos das Juntas de Freguesia do Bunheiro e da sua congénere da Murtosa, acompanharam os excursionistas o sr Presidente da Câmara (engº Joaquim Baptista) e Vice-Presidente da Câmara (engº Januário Cunha)

Depois de ter sido feita a distribuição da lembrança oferecida pela câmara municipal a todos os participantes, no Largo do Mercado em Pardelhas, partimos em direcção a Braga.

Rumámos, em primeiro lugar, ao Sameiro, onde visitámos o santuário e a igreja subterrânea. Daí seguimos para o Bom Jesus onde se seguiu o almoço. Uns foram precavidos de casa com o almoço, enquanto que outros encheram os dois restaurantes que haviam abertos no local.

Seguiu-se uma incursão pelo parque e a visita ao Santuário do Bom Jesus.

De novo nos autocarros seguimos para o centro da cidade de Braga onde foi feito um passeio por vários arruamentos do centro histórico da cidade e foram visitados alguns monumentos, tal como a conceituada Sé Catedral de Braga.

Uma vez retornados aos autocarros, partimos de regresso à nossa terra, onde chegámos às 18H30, cansados das caminhadas e sobretudo das escadarias, mas contentes por termos passado um dia diferente e de termos visto lugares e monumentos que estão fora do nosso alcance do quotidiano.

Valeu a pena!... Para o ano haverá mais!...

(um grupo de pessoas, junto ao autocarro, no parque do Sameiro)

(um grupo de pessoas, na zona histórica de Braga)