Sexta-Feira, 26.4.2024

A visita do Presidente da República pela Murtosa foi em êxito

Pelas 9H30 registou-se a chegada do Presidente da República e respectiva esposa, bem como da comitiva que o acompanhou, na qual se integrava a senhora Ministra do Ambiente, e alguns deputados da Assembleia da República, à Ribeira de Pardelhas onde, na Associação dos Amigos da Ria e do Barco Moliceiro se fez a apresentação do projecto de Mobilidade Sustentável, por parte do Presidente da Edilidade.

Não fora o tempo de chuva que se verificou, o sr Presidente da República teria feito o circuito ciclável do NaturRia entre esse local e a Ribeira de Pardelhas. Assim, o mesmo foi feito, mas de autocarro.

De seguida deslocou-se à Escola P. António onde o esperava uma enorme multidão. À chegada, uma guarda-de-honra que esteve a cabo dos Bombeiros Voluntários da Murtosa. No hall de entrada de um dos pavilhões foi descerrada uma placa evocativa da visita do Sr. Presidente da República, tendo depois alguns alunos desta escola, do curso de serventes de mesa, obsequiado a comitiva presidencial com bolos, água, sumos e café.

No pavilhão da escola teve lugar a sessão pública, tendo a mesma sido iniciada ao som do Hino Nacional tocado com maestria pelo Grupo Musical Bunheirense e cantado pelos presentes. Usou da palavra a srª Directora da Escola, depois o sr. Presidente da Câmara Municipal e, para finalizar, o sr. Presidente da República. No final, o Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva espontaneamente abeirou-se da multidão, representantes das diversas instituições e entidades ali presente, agradecendo-lhes a presença, tendo-se apresentado sempre disponível para cumprimentar as crianças, jovens e idosos que lhe apareciam no percurso, a quem distribuiu sorrisos carinhosos.

Depois, a comitiva deslocou-se à “Aquacria”, uma indústria sediada na freguesia da Torreira, que se destina à produção de peixe e que é exemplo em termos ambientais pela reutilização que faz das suas águas, tornando-se uma empresa amiga do ambiente.

Daqui, a comitiva seguiu para o almoço, indo de tarde ao vizinho concelho de Estarreja.

Pelo que foi possível observar, o sr Presidente da República e a srª Ministra do Ambiente, saíram da Murtosa contentes com o que viram e com as perspectivas de futuro que viram traçadas. Saíram também com um melhor conhecimento da realidade murtoseira e dos seus constrangimentos, facto que muito pode ser favorável às nossas pretensões futuras. Nós sentimo-nos também confortados ao ter entre nós o mais alto Magistrado da Nação e ao ver como ele reconheceu o nosso trabalho e os nossos projectos.

Obrigado, sr Presidente da República, por nos ter visitado.

Viva o sr. Presidente da República