Rios - O Rio Távora limita a freguesia de Sequeiros e atravessa a localidade de Ponte do Abade dividindo-a em duas partes, resultando daí duas freguesias (Sequeiros e Sernancelhe), dois concelhos (Aguiar da Beira e Sernancelhe), dois distritos (Guarda e Viseu), duas dioceses (Viseu e Lamego) e duas comarcas (Trancoso e Moimenta da Beira). Desagua neste rio a Ribeira do Corgo, que nasce no Vale do Névoa (serra) e atravessa a Freguesia.
Barragens - A aldeia tem uma pequena barragem, no centro da localidade que tem bastante funcionalidade, pois servem-se dela os agricultores para as suas terras e serve ainda de abastecimento aos bombeiros em caso de incêndio.
Miradouros - Picoto do Mouro e o Alto da Cabeça Cimeira, de onde é possível ver toda a aldeia, as vilas de Sernancelhe, Trancoso e Aguiar da Beira.
Jardins Naturais - No Largo das Lajes existe um pequeno jardim e um parque de estacionamento com algumas árvores sendo bastante úteis no verão para se passar um bom bocado à sombra, especial mente debaixo da tílias. Este é ponto de encontro habitual aos domingos para o jogo das cartas e para descanso. Junto à Capela de Santa Luzia existe também um pequeno jardim, que de alguma forma embeleza a Capela. Na localidade da Ponte do Abade existe também um jardim junto à estrada nacional nº. 226, com dois bonitos chafarizes, que motiva paragem a quem por ali passa.
Fauna - Coelho, lebre, raposa, javali, perdiz, peixes do rio Távora, etc.
Flora - A aldeia tem sido fustigada pelos incêndios; no entanto, ainda conserva uma pequena mancha de pinheiro bravo à sua volta, dando um pouco de ar puro, factor este que nos levam a recomendar uma visita a esta aldeia do interior. Tem também alguns castanheiros com alguma idade, e algumas árvores de fruto, como são as macieiras e pessegueiros entre outras.