Este templo foi edificado no século XVIII, com a frontaria de duas águas com cruz no vértice da empena e dois + pináculos sobre cunhais. Ofrontispício tem a forma de frontão, o portal tem lintel ligeiramente curvo e decorado, sendo encimado por um vão de iluminação do coro. A Igreja é composta pelo corpo da nave, capela-mor e sacristia.
O tecto da capela-mor está decorado com vinte e cinco caixotões , com pinturas com motivos florais. O altar-mor tem, no camarim, um trono de três degraus, encimado em gló
ria. O corpo da nave tem quatro altares repintados: o das Almas, o do Sagrado Coração de Jesus, o do Sagrado Coração de Maria e o do Senhor Morto.
de referir que a Padroeira era, até ao século XVI, Santa Maria, mais tarde com o título de Senhora di Planto, como ainda se pronunciava nos finais do século XVII, evoluindo, depois, para a Senhora do Pranto.
Em redor do templo, surge uma amplo adro, ladeado de altos muros para evitar a entrada de animais. Até as duas entradas tinham uma grade de ferro, no chão, para o mesmo efeito.
A parte sul serviu de cemitério até final do século XIX, altura em que se iniciaram os enterramentos no novo cemitério.
Junto à entrada principal, encontra-se, ainda, a tampa de um sepultura com a inscrição "A Frei Domingas da Trindade de seus Cordeiros 1648".