Sendo as Festas da Freguesia em honra de Nossa Senhora da Piedade e Senhor da Aflição, que se veneram em Capelo própria (assinale-se, como facto curioso, que a padroeira da terra é Nossa Senhora do Pranto), na primeira década de sessenta e por iniciativa do Senhor Director Manuel Neto de Portugal, ilustre Penelense, falecido a 3 de Dezembro de 2000, foi mandado construir um escadario de acesso à Capela de Nossa Senhora da Piedade.
Registe-se que o primeiro degrau foi colocado no dia 26 de Março de 1963 e a sua conclusão ocorreu no final desse mesmo ano.
Todo ele é em granito da região, sendo construído por oito patamares e setenta e dois degraus, não tendo corrimão lateral.
A obra foi-se degradando com o tempo e por falta de manutenção, dando a ideia de não ter sido concluída.
Em 1997, a Junta de Freguesia encarregou o Sr. Arq. Jorge Pereira, filho desta terra, de elaborar um projecto urbanístico para o local, de modo a dar-lhe beleza e dignidade. Apresentado o projecto e apreciado pela população, foi entregue à Câmara Municipal que o submeteu a concurso, sendo a obra adjudicada e concluída, em Dezembro de 2000.
Todo o espaço foi alindado, o escadario foi reparado e limpo, foi colocado corrimão em granito bujardado fino, bem como candeeiros de iluminação. Lateralmente, todo o espaço foi calcetado a paralelos e plantadas magnólias. O escadario remata com uma praceta, em frente à Capela, lajeada com placas de granito serrado, igualmente com corrimão à volta, magnólias e candeeiros do mesmo tipo dos anteriores. Está previsto um monumento para o centro.